Menu
Mais Esportes

Caminhada e corridas são alternativas dos brasilienses para sair da obesidade

Arquivo Geral

24/09/2012 8h41

Thiago Henrique Morais
thiago.morais@jornaldebrasilia.com.br

O último estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, em abril, mostrou que os brasileiros estão pouco preocupados com as atividades físicas. Cerca de 15,8% da população está acima do peso, o que deixa o país em uma situação alarmante.

Passados cinco meses desde o anúncio do governo, vários brasiliense se mostram dispostos a diminuir esse número. Tanto é que o número de corridas de rua e até mesmo de caminhadas vem crescendo no cenário da capital federal.

Ontem, dois eventos isolados fizeram parte do calendário local. Um deles teve como o objetivo a prática da atividade física, o Circuito da Longevidade, que, além de Brasília, conta com eventos em outras 13 cidades do Brasil.

Quem ganha com esse evento são, principalmente, os adeptos das caminhadas, já que este foi o carro-chefe do circuito. Poucos são os eventos que acontecem no DF e  que contam apenas com a atividade física, o que gerou quatro mil inscritos, seja nas provas de corrida (6km) ou na caminhada, em um percurso de 3km.

“Vou falar desse evento por muito tempo, pois é um ampla divulgação para afastar o sedentarismo. Muita gente começou hoje e voltará no ano que vem caminhando ou já na fase da corrida. É algo que me alegra muito”, destacou Lauter Nogueira, comentarista de atletismo e coordenador técnico do evento.

Sem condições físicas de correr por conta de um problema no joelho, a servidora Isabel Cusódia, acompanhada de seu marido, Oseas Fereira, mostrou-se contente com o fato da organização do evento privilegiar também os adeptos da caminhada.

“Esse é o primeiro evento que participo. Caminho sempre no Parque e tenho sentido uma melhora com a atividade física”, comemorou Isabel.

RESULTADO
Na prova de 6km, os vencedores foram os quenianos. No masculino, o vencedor foi Kipromo Kimosop. Entre as mulheres, por sua vez, a vencedora foi Maurine Jelegat Kipchumba.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado