De uns anos para cá o futebol americano tem crescido muito no País. Ligas surgiram, times se consolidaram e até um campeonato se tornou tradicional, o torneio Touchdown, espécie de Brasileirão.
Com o sucesso da modalidade no Brasil, inúmeras pessoas têm procurado locais para praticar o esporte. Outras já estão inseridas e um passo adiante: investem em equipamentos. Este é o caso dos jogadores do Alligators, associação de futebol americano criada em 2011.
O time treina entre as quadras 204 e 205 Sul. Um dos fatores que chamam a atenção na equipe ainda amadora é o peculiar gol em formato de “U” para a prática. A equipe, que ainda procura se consolidar para disputar campeonatos, tem recebidos diversos praticantes para poder jogar um “futebol diferente”.
“É o esporte mais apaixonante do mundo, pois usa estratégia com a parte física e mental. Além disso é democrático, já que pessoas de todas as estaturas e pesos podem jogar”, afirma o diretor-presidente do Alligators, Rennan Salgado.
Massificação
De acordo com o praticante Hugo Silva Araújo, a chegada de pessoas que jamais tiveram contato com o esporte é muito grande. Assim ocorreu com ele quando entrou para o time. “Geralmente, o caminho natural é o que aconteceu comigo. A pessoa começa a assistir jogos do NFL (liga americana de futebol, a mais conhecida no mundo), se interessa, entende as regras e tem vontade de jogar”, comentou. E o número de interessados cresce a cada dia. “Quando fazemos recrutamento (uma forma de peneira), tem aparecido cerca de 35 pessoas por dia de treino”, revelou Hugo.
Dificuldades
Embora o crescimento tenha sido grande, não é muito fácil começar a jogar. O Alligators ainda é um time amador e, por isso, realiza recrutamentos abertos ao público com mais frequência do que times como Tubarões do Cerrado e V8 – equipes da capital que disputam campeonatos oficiais. “Os recrutamentos sempre acontecem nos finais de semana. Conforme o desempenho podemos analisar qual a melhor posição para aquele jogador.”
Fique por dentro
1 Oportunidade: No próximo sábado, dia 18 de janeiro, às 15h, no Estacionamento 10 no Parque da Cidade, o V8, equipe que disputa o torneio Touchdown, fará uma seletiva para interessados.
2 O que precisa levar: Os interessados devem portar identidade, chuteira society ou de travas (preferencialmente), roupa apropriada para a prática desportiva, água e protetor solar.