Liberada para voltar a competir desde o dia 27 de junho, quando terminou sua suspensão por doping, Daiane dos Santos não poderá participar do Campeonato Brasileiro de ginástica, que começa nesta sexta. O motivo é a burocracia na liberação da atleta.
Apesar de já ter feito outro exame antidoping, no qual testou negativo, Daiane precisa se submeter a novos exames da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e da Confederação Brasileira da modalidade (CBG).
“Infelizmente, faz parte do processo de quem é punido por doping. O atleta deve ser testado para ser liberado. A Daiane será testada duas vezes por nós e uma pela FIG”, comentou Klayler Mourthé, supervisor de seleções da CBG, ao jornal Folha de São Paulo.
De acordo com ele, os pedidos dos testes já foram feitos, mas o dirigente alega não saber as datas por questão de sigilo.
O Campeonato Brasileiro era a grande chance de Daiane voltar à seleção brasileira, pela qual não compete desde as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Agora, ela depende de uma convocação da comissão técnica, desde que se submeta aos exames.
A principal competição da temporada 2010 de ginástica é o Mundial, entre 17 e 24 de outubro em Roterdã (Holanda). No início de julho, ela participou do Campeonato Paulista, onde levou o título individual geral, por equipes, no solo e nas barras assimétricas.