Começa neste fim de semana a primeira fase do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2011 (FIVB Beach Volleyball Swatch World Tour). Assim como em 2009 e 2010, Brasília será a única cidade do país a receber as seleções. O primeiro jogo ocorrerá no dia 17 de abril, na Esplanada dos Ministérios. A etapa brasileira do campeonato fará parte das comemorações dos 51 anos da Capital Federal e chegará ao fim no dia 23 deste mês.
Pela importância da data, o mundial de vôlei acrescentou na programação de Brasília a apresentação especial da Filarmônica Bachiana SESI-SP, sob a direção artística e regência de João Carlos Martins. O show, que fará um misto de cultura musical clássica com as personalidades do esporte, será às 18h30, na Catedral Metropolitana de Brasília. A exemplo das edições anteriores, o evento terá também um foco ambiental, com o plantio de mudas de árvores e gestão de resíduos.
Encerrada a temporada em Brasília, os vencedores seguirão para China, Polônia, Itália, Noruega, Suíça, Rússia, Canadá, Austrália, Finlândia, Tailândia, Holanda e República Tcheca. “Estamos sediando um evento que passará por países de primeira grandeza e de enorme potencial turístico. Para nós é gratificante fazer parte desta lista. É uma demonstração sutil da importância que a Capital do Brasil tem conquistado no exterior”, avalia o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves
Nesta etapa, o Brasil será, mais uma vez, representado pelas pentacampeãs Juliana e Larissa, que conquistaram o ouro nas disputas de 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010. Além delas, estão confirmados nomes como: Maria Elisa e Talita (vice campeãs da temporada passada), Walsh e May-Treanor (bicampeãs olímpicas), Emanuel (ouro em Atenas), Márcio Araújo (prata em Pequim), Ricardo (ouro em Atenas), Harley (duas vezes eleito o jogador fora de série do Circuito) e Rogers e Dalhausser (atuais campeões olímpicos).
Vaga nos jogos de 2012
Além de disputar o título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2011, os participantes desta temporada do mundial estão de olho em 2012. Esta temporada marca também o início da classificação para os jogos olímpicos de Londres. Por este motivo, o público deve ser ainda maior. “Temos a informação de que as etapas de 2009 e 2010 do Circuito reuniram, em Brasília, cerca de 25 mil pessoas cada. Pela expectativa em torno dos jogos de 2012, acreditamos que mais pessoas venham para a cidade este ano, tanto turistas nacionais, quanto internacionais”, estima Otávio Neves. “Também levamos em consideração que a cidade já esteja bastante movimentada pelo aniversário da Capital Federal. Será uma festa para ficar na história.”