
A participação de jogadores brasileiros na maior liga de basquete do mundo, a NBA, não é nenhuma novidade. Do início do novo século para os dias atuais, muitos tentaram se fixar no campeonato norte-americano. Alguns até conseguiram permanecer, mas o fato é que nunca tiveram tanto destaque.
Vistos com desconfiança pelos brasileiros por conta da última participação da seleção brasileira nas Olimpíadas de 2012, em Londres, e apontados como vilões por não aceitarem jogar o Sul-Americano de 2013 – o Brasil foi eliminado na 1ª fase -, os brasileiros têm mostrado uma grande evolução, principalmente em uma posição adorada por norte-americanos: a de pivô.
Para se dar bem no setor é preciso ter boa estatura, força e agilidade, a fim de conquistar rebotes em pontos desperdiçados no aro. Papel que vem sendo bem desempenhado por quatro brasileiros: Nenê Hilário, Tiago Splitter, Anderson Varejão e Victor Faverani.
Com exceção de Faverani, do Boston Celtics, – tem entrado pouco em quadra – os outros vêm mantendo atuações tão boas quanto às de jogadores renomados.
O cabeludo Varejão, xodó da torcida do Cleveland Cavaliers, já se destacava na temporada passada, quando sofreu uma embolia pulmonar. Voltou nesta edição e tem mantido um aproveitamento de rebotes maior do que Pau Gasol, do Los Angeles Lakers. O espanhol é considerado um dos melhores pivôs do mundo e conta com uma média de 9,7 por partida, enquanto Varejão tem buscado 10.1 por confronto.
Marca superior a do veterano Tim Duncan, do San Antonio Spurs, um dos mais respeitados da atualide, e de algums dos escolhidos na primeira parcial de votos para o All-Star Games (Jogo das Estrelas), como Carlos Boozer, do Chicaco Bulls, com 8.5, e Tyson Chandler, do New York Knicks, com 7.5.
O MELHOR BRASILEIRO
O pivô Nenê Hilário tem feito grandes partidas e marcado muitos pontos – média de 13.5 pontos, 5.7 rebotes e 3.1 assistências por jogo.
Mesmo execrado pelos torcedores brasileiros após as suas renúncias aos jogos da seleção, o paulistano tem sido decisivo para o Washington Wizards. Na última quarta-feira, deu um toco no astro LeBron James, do Miami Heat.