Enquanto a maioria da população se prepara para as festas da virada do ano, os melhores surfistas com até 21 anos de idade do mundo já estarão na Austrália para disputar o último título mundial da temporada, que será decidido nos primeiros dias de janeiro em North Narrabeen, Sydney (Austrália).
Apesar de ser maioria, a equipe que vai representar a América do Sul pela primeira vez não será composta apenas por brasileiros. Os peruanos Matias Mulanovich e Anali Gomez conseguiram entrar no time nas três seletivas realizadas pela ASP South America neste ano, o que ajudou bastante para que este fato inédito acontecesse.
Mesmo assim, a maior atração será o brasileiro Adriano de Souza, único dos 48 competidores que poderá conquistar um segundo título mundial sub-21, já que faturou a edição 2003 também disputada na Austrália. O mineirinho do Guarujá entrou na equipe por ter sido o sul-americano mais bem colocado no ranking mundial do WQS e desta vez competirá ainda com o status de melhor brasileiro na classificação final do WCT 2006. Além disso, Adriano de Souza tentará igualar o feito do australiano Joel Parkinson, que foi campeão das edições de 1999 e 2001 da competição, disputada pela primeira vez em 1998.
Das sete edições realizadas, aliás, três foram vencidas por surfistas do Brasil. O carioca Pedro Henrique foi o primeiro, sendo campeão na última vez que o torneio foi disputado no Havaí, em 2000. Já a Austrália tem o bicampeonato de Joel Parkinson, com Andy Irons e Kekoa Bacalso também igualando o número de dois troféus de campeão para o Havaí (Estados Unidos).
O tira-teima acontece nesta temporada. O Brasil luta para aumentar a vantagem, enquanto Austrália e Havaí tentam igualar o número de três títulos. Há ainda a chance de outro país entrar na lista, já que os EUA, África do Sul e a França também competirão com times fortes em Sydney.
Assim, para tentar o título, as seletivas promovidas pela ASP South America indicaram para o time masculino o campeão sul-americano sub-21, Heitor Pereira, o também paulista Thiago Camarão, o peruano Matias Mulanovich, o cearense Martins Bernardo e o pernambucano Halley Batista. Na categoria feminina, o título sul-americano foi conquistado pela peruana Anali Gomez, com a catarinense Marina Werneck ficando com a outra vaga para o Mundial.
O Campeonato Mundial Júnior será disputado entre os dias 01 e 08 de janeiro em Sydney no mesmo formato das etapas do WCT, ou seja, com 48 surfistas na categoria masculina, 18 na feminina e repescagem para os que não venceram suas baterias de estréia na competição.