Menu
Mais Esportes

Brasileiro Ary Graça é favorito em eleições da FIVB nesta sexta

Arquivo Geral

21/09/2012 17h55

Atual mandatário da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça é o favorito para vencer as eleições presidenciais da Federação Internacional da modalidade (FIVB). O pleito será realizado na noite desta sexta-feira, na localidade norte-americana de Anaheim.

Os concorrentes do brasileiro são Doug Beal, presidente da Federação dos Estados Unidos, e Chris Schacht, mandatário da Confederação Australiana. Cada uma das 220 filiadas à FIVB tem direito a foto, mas a estimativa é que apenas 204 participem. Para ser eleito, o candidato deve ter maioria de votos válidos.

Sucessor de Carlos Arthur Nuzman, atual presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Graça preside a CBV desde 1997. Na medida em que conta com o apoio das cinco federações continentais, o dirigente brasileiro deve ser eleito com tranquilidade.

Caso Graça seja de fato empossado, ele deve deixar o comando da Confederação Sul-americana (CSV), mas pode continuar no comando da CBV. Não há limite de reeleição na FIVB, porém a idade máxima para ocupar o cargo de presidente é de 75 anos e o brasileiro agora tem 68.

A eleição desta sexta-feira é a primeira com mais de um candidato na FIVB. Nos pleitos anteriores da entidade, o francês Paul Libaud (1947 a 1984), o mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e o chinês Jizhong Wei (desde 2008) não tiveram concorrentes na disputa.

A previsão é que o ganhador da eleição seja anunciado às 21 horas (de Brasília) desta sexta-feira. O pleito será realizado na última sessão do 33º Congresso Mundial da FIVB. Após a definição da disputa, o novo presidente segue para sua primeira entrevista coletiva.

O próximo mandatário da entidade começa a trabalhar imediatamente e, no sábado, já comanda uma reunião do Conselho de Administração da FIVB. Caso seja eleito, Graça seria o segundo brasileiro a comandar uma entidade esportiva internacional, repetindo João Havelange, mandatário da Fifa de 1974 a 1998.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado