Menu
Mais Esportes

Brasil termina na quarta colocação nos Jogos Sul-americanos

Arquivo Geral

20/11/2006 0h00

O Brasil terminou com o maior número de medalhas nos Jogos Sul-americanos de Buenos Aires, com 302 ao todo, mas ficou apenas na quarta colocação na classificação geral. Com 96 ouros, ficou atrás de Argentina, que teve 107, Venezuela, que conquistou 98 e Colômbia, com 97.

105 medalhas de prata e 101 de bronze completaram o quadro brasileiro nos Jogos, que segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), serviram como preparação para os atletas que estarão no Pan-americano de 2007, no Rio de Janeiro, representando o Brasil.

Mesmo ficando atrás de Venezuela e Colômbia, o gerente geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier, viu a participação brasileira nos Jogos Sul-americanos como dentro das expectativas. “A participação do Brasil foi muito boa. Novos valores foram revelados e vale ressaltar que não disputamos a competição com a força máxima. Em várias modalidades estivemos representados pela equipe B ou juvenil, como foi o caso do tênis, ginástica artística e judô”, explicou.

Para ele, os vizinhos mais bem colocados protagonizaram uma competição por resultados, que não foi objetivo brasileiro. “Os Jogos Sul-americanos são para o Brasil uma etapa da preparação para os Jogos Pan-americanos, sobretudo os próximos, que serão realizados em nosso país. Já Venezuela e Colômbia fizeram dos Jogos Sul-americanos uma corrida por medalhas”, garantiu.

O Brasil encerrou sua participação no domingo com a conquista de uma prata e um bronze no boliche. Rodrigo Hermes garantiu a segunda colocação no masculino e Roberta Rodriguez ficou em terceira no feminino, na última competição dos Jogos Sul-americanos de Buenos Aires.

Na cerimônia de encerramento, a delegação brasileira desfilou com 73 integrantes de diversas modalidades, tendo como porta-bandeira a atleta de taekwondo, campeã mundial, Natália Falavigna. Ela conquistou, no último domingo, a medalha de ouro da categoria até 72kg. A paranaense foi a quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Um ouro a menos para o Brasil

O superpesado Antonio Rogério Correia, o Minotouro, perdeu a medalha de ouro conquistada na última terça-feira, contra o argentino Marcelo Ponce. A organização do evento considerou que a prova foi disputada por apenas dois atletas, e portanto, não atribuiu medalha ao vencedor.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado