O Brasil fez uma dobradinha no pódio do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, na última quinta-feira, em Viedma, na Argentina. Gabriela Ferreira e Viviane Jungblu conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente, na prova de 5km.
A etapa em Viedma é um complemento da competição. Em outubro passado, ocorreram as disputas da natação, nado sincronizado e polo aquático, também na Argentina, e de saltos ornamentais, na Venezuela.
Gabriela encerrou a prova em 1h10min04, apenas quatro segundos à frente de Viviane. O bronze ficou para a venezuelana Carmen Materano, que registrou o tempo de 1h10min17. Entre os homens, a dobradinha foi feita pela Venezuela, com a Argentina completando o pódio.
Neste sábado acontecerá a prova mais importante, no percurso olímpico de 10km. A travessia será válida para o Sul-Americano, abertura do circuito da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natasção (Fina) e ainda decidirá quem representará a América do Sul nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho.
A Copa do Mundo e os Jogos Pan-Americanos são disputados apenas em 10km. O programa do Sul-Americano, contudo, também inclui as provas dos 5km e por equipes no domingo.
Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto já estão selecionadas para a disputa dos 10km no Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, em agosto, e não competirão em Viedma e nem no Pan-Americano do Canadá. O Mundial servirá como seletiva nas maratonas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.