A primeira etapa da Copa do Mundo de Vela de 2015 terminou neste fim de semana, em Miami, nos Estados Unidos. Em uma semana de competição, o Brasil conseguiu emplacar pelo menos um barco entre os dez melhores em seis categorias. Apesar disso, apenas uma dupla chegou ao pódio: Martine Grael e Kahena Kunze conseguiram o bronze na classe 49er FX.
Elas chegaram em segundo na regata de medalha, que vale o dobro de pontos, e por pouco não tiraram a prata das mãos das italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich. O ouro foi para a Nova Zelândia, com a dupla Alex Maloney e Molly Meech.
O segundo melhor resultado brasileiro também veio com as mulheres. No 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ficaram na 5ª posição. Na mesma categoria, Renata Decnop e Isabel Swan ocuparam o 14º posto.
Já na classe Laser Standard, dois barcos brasileiros ficaram entre os dez primeiros. Robert Scheidt foi o 6º, enquanto Bruno Fontes obteve a 9ª colocação. Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges ficaram em 10º.
Já na RS:X, tanto masculina quanto feminina, o Brasil também conseguiu ocupar lugar no top 10. Entre as mulheres, Patricia Freitas obteve a 7ª colocação. Entre os homens, Ricardo Winicki, o Bimba, ficou em 9º.
Confira todos os resultados da equipe brasileira na primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2015:
470 masculino
13 – Geison Mendes e Gustavo Thiesen
21 – Henrique Haddad e Bruno Bethlem
470 feminino
5 – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan
14 – Renata Decnop e Isabel Swan
49er
10 – Marco Grael e Gabriel Borges
22 – Dante Bianchi e Thomas Low-Beer
49er FX
3 – Martine Grael e Kahena Kunze
Finn
13 – Jorge Zarif
Laser Standard
6 – Robert Scheidt
9 – Bruno Fontes
61 – João Pedro Oliveira
Laser Radial
31 – Fernanda Decnop
47 – Odile Ginaid
53 – Tina Boabaid
55 – Gabriela Kidd
66 – Larissa Juk
Nacra 17
31 – Samuel Albrecht e Geórgia Silva
46 – André Mirsky e Kyra Mirsky
RS:X masculino
9 – Ricardo Winicki (Bimba)
51 – Gabriel Bastos
RS:X feminino
7 – Patricia Freitas
21 – Bruna Martinelli