O Brasil subiu ao pódio 14 vezes no Campeonato Sul- americano Adulto de ginástica artística, realizado no fim de semana, em Santiago, no Chile. Foram cinco ouros, seis pratas e três bronzes para os representantes brasileiros da modalidade.
No feminino, nove medalhas foram destinadas ao Brasil. Isabelle Cruz, Juliana Santos, Letícia Costa, Mariana Valentin e Rebecca Avelinho venceram a competição por equipes. No salto, Isabelle conquistou o ouro e Letícia ficou com a segunda posição no pódio.
Entre os homens, Fellipe Arakawa Ferreira, Henrique Medina Flores, Leonardo Souza, Lucas Bitencourt, Pétrix Barbosa e Victor Rosa acabaram com a prata na competição de equipes. Mesma posição alcançada por Lucas, no cavalo com alças.
A equipe masculina aproveitou o campeonato para testar e preparar os ginastas, segundo o chefe da delegação e um dos técnicos da Seleção, Leonardo Finco, as avaliações serão feitas agora: “Nós fizemos muitos testes no evento, alguns deles não foram bem sucedidos e merecem nossa atenção. Acredito que o momento para realizarmos é agora. Nós trabalhamos com um número grande de ginastas e procuramos oportunizar a todos experiências competitivas de alto nível, para que possam demonstrar seus potenciais e ingressar na equipe olímpico”.