Atual campeão do Circuito Mundial, Allan do Carmo foi medalhista de prata na abertura da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, prova de 10km, em Viedma, na Argentina, com o tempo de 1h55min12, no último sábado. Outro brasileiro que conquistou pódio foi Diogo Villarinho, que levou a prata ao registrar a marca de 1h55min16. O italiano Simone Rufino, 1h55min10, levou o ouro.
Como a prova também valia pelo Campeonato Sul-Americano Absoluto, Allan e Diogo fizeram uma dobradinha brasileira, deixando o bronze para o equatoriano Esteban Enderica, 1h55min18.
A Itália levou o ouro também no feminino, através de Rachele Bruni (2h02min58). A chilena Kristel Kobrich (2h02min59) ficou com o segundo lugar, enquanto a argentina Cecilia Biagioli (2h03min09) terminou com o terceiro posto.
Para completar, os dois brasileiros ainda garantiram as duas vagas permitidas por país aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho deste ano. A exigência era que os nadadores sul-americanos tinham que estar entre os sete melhores colocados. Entre as mulheres, o Brasil conseguiu apenas uma vaga, com Carolina Bilich (2h10min47), que terminou exatamente na sétima colocação (13ª na Copa do Mundo).
Como as vagas são conquistadas pelo país e não pelos atletas individualmente, os três representantes do Brasil no Pan – dois no masculino e um no feminino – podem ser outros nadadores.
Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto já estão confirmadas para a disputa dos 10km no Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, em agosto. Elas não competiram em Viedma nem irão ao Pan do Canadá. Decisivo, o Mundial será seletiva nas maratonas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.