Para evitar problemas e dar melhores condições aos competidores, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, terão menos atletas de atletismo em relação aos Jogos de Londres, em 2012. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a modalidade será a única que terá cortes no número de inscritos.
Em 2012, a capital inglesa abrigou 2.231 atletas. Para 2016, haverá o limite de 2 mil inscritos, o que já foi aceito pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
“Isso não é um problema para nós e isso foi resolvido após consulta conosco e com nosso total apoio. Londres foi uma aberração e a IAAF sempre aceitou que 2 mil atletas era nossa cota olímpica”, comentou Nick Davies, secretário-geral da IAAF, em entrevista ao Inside The Games.
Quem também apoiou a decisão foi Sebastian Coe, ex-presidente da IAAF e um dos principais organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres.
“Para ser honesto, nós ultrapassamos a cota em Londres, então ela está de volta ao que deveria ser e estamos muito tranquilos quanto a isso”, declarou Coe.