Menu
Mais Esportes

Atleta paralímpica nadará 12km em mar aberto para entrar no Guinness

Arquivo Geral

08/01/2015 14h47

A nadadora paralímpica brasileira Verônica Almeida, de 39 anos de idade, quer iniciar o ano com um recorde. Nesta segunda-feira, ela tentará percorrer 12km em mar aberto a nado borboleta na Baía de Todos os Santos, em Salvador, feito que deve colocá-la no Guinness Book, por ser a primeira atleta deficiente a completar o percurso.

A largada será às 5h (horário local), em Mar Grande, e a expectativa é que Verônica, portadora de um distúrbio hereditário do tecido conjuntivo chamado Síndrome de Elhers- Danlos, leve cerca de oito a dez horas para completar a distância.

“Fiz essa travessia em 1998, quando ainda era atleta convencional. Decidi nadar novamente, agora como atleta paralímpica, pelo desafio mesmo. Há dois anos, quis fazer e uma pessoa disse que eu não conseguiria. Fiquei com aquilo na cabeça e me programei para nadar neste início de 2015”, explicou.

Durante os 12km de travessia, Verônica será seguida por três barcos: um ambulância, um com um grupo técnico, e outro com uma equipe que grava um documentário sobre sua vida. Alexandre Vieira, técnico da Seleção Brasileira paralímpica, e um juiz da Federação Baiana de Desportos Aquáticos acompanharão o feito.

“Nos últimos meses, depois de todos os compromissos na piscina, intensifiquei o treinamento para o mar. Não tive férias. Ganhei quatro quilos para ter gordura para queimar, já que será uma prova muito desgastante. O ritmo é mais forte no mar e eu nado borboleta praticamente só com um braço”, afirmou a brasileira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado