Aposentado desde 2007, o alemão Jan Ullrich foi suspenso por dois anos. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou a medida na manhã desta quinta-feira, já que considerou o ex-ciclista, campeão da edição de 1997 da Volta da França, culpado em um caso de doping.
A entidade decidiu considerar o último dia 22 de agosto como data de início do gancho. Pela medida, Ullrich perde todos os resultados alcançados desde o dia 1º de maio de 2005 até sua aposentadoria, entre eles o terceiro posto na Volta da França-2005 e o título da Volta da Suíça-2006.
A CAS encontrou evidências de que Ullrich participou do esquema de dopagem supostamente comandado pelo médico espanhol Eufemiano Fuentes. Segundo a entidade, o alemão viajava com frequência para encontrar o médico e pagou mais de 80 mil euros a ele por “serviços não especificados”.
Para completar, uma análise de DNA demonstrou que o perfil genético do ex-ciclista coincidia com o encontrado nas bolsas de sangue em posse de Fuentes, que se empregavam como doping. A CAS ainda se disse surpresa por Ullrich não contestar as evidências, mas apenas as questões de procedimento.
A União Ciclística Internacional (UCI) pleiteava que o alemão fosse banido definitivamente do esporte para impedi-lo de trabalhar com outros ciclistas profissionais, mas a CAS rejeitou a medida. A punição não interfere nos três grandes títulos da carreira de Ullrich: a Volta da França-1997, a Volta da Espanha-1999 e os Jogos Olímpicos de Sydney-2000.