A escuderia Lotus descartou o uso do DRS duplo no restante das atividades no circuito de Suzuka, para o Grande Prêmio do Japão, neste final de semana. A equipe fez testes com o finlandês Kimi Raikkonen durante as sessões de treinos livres, mas o desempenho do dispositivo não foi o esperado.
Tal como aconteceu no Grande Prêmio da Alemanha, quando a Lotus testou o DRS duplo pela primeira vez, ele não funcionou plenamente. “Ele funcionou um pouco, mas não vamos utilizá-lo”, afirmou Raikkonen.
O finlandês ressaltou que alguns problemas durante o treino impediram que uma análise adequada fosse realizada. “Além disso, tivemos alguns problemas durante o treino, então, isso mais uma vez não ajudou a termos uma melhor ideia. Porém, mesmo que o dispositivo funcione 100%, nós não iremos vencer de repente”, ponderou.
Raikkonen ainda ressaltou que não se trata de um sistema fácil de se configurar e exige tempo de adaptação. “Não foi fácil como nós esperávamos, mas estamos aprendendo com ele”.
Na segunda sessão de treino livre, Raikkonen terminou com o 14º melhor tempo. Seu companheiro de escuderia, Romain Grosjean foi o sexto colocado.