A Federação Internacional de Basquete (Fiba) recusou o plano de pagamento da dívida apresentado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) na última semana. O débito, originado em 2014, impede que o País tenha vaga direta nos torneios masculino e feminino da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e será assunto de uma reunião entre as duas entidades durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.
O Brasil ainda não quitou a dívida de US$ 1,4 milhão pelo convite ao Mundial da Espanha de 2014 – as entidades não confirmam qual valor ainda é devido. O País precisou de wild card para ir à Copa do Mundo depois de atuação vexatória na Copa América de 2013, competição classificatória em que a Seleção não contou com suas principais estrelas. A equipe foi eliminada ainda na primeira fase com derrotas para Jamaica, Uruguai, Porto Rico e Canadá.
Na última semana, a Fiba confirmou que o Brasil ganharia vaga direta nos torneios dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 se quitasse a dívida. A CBB então apresentou um plano de pagamento, que acabou recusado. As duas entidades irão se reunir em Toronto, durante a disputa do Pan, para tentar resolver a questão. Uma decisão deve ser anuciada em 31 de julho.
“Vamos honrar o que falta do pagamento, já fizemos alguns e precisamos levar os comprovantes. Mas estaremos lá em uma reunião em que vamos acertar isso aí. Não há problema algum, vamos ser convidados, sim”, disse o presidente da CBB, Carlos Nunes, à Sportv.