Atual número 5 do mundo, a russa Maria Sharapova se ausentou do circuito feminino de tênis durante todo o segundo semestre de 2013, por causa de uma lesão no ombro. Ela só retornou às quadras no início da temporada, tendo conquistado o vice-campeonato em Brisbane e sido eliminada nas oitavas de final do Aberto da Austrália. Já em Paris para a disputa do Premier, a musa comemorou o fato de se sentir saudável para o ano de 2014.
“Acho que minha volta foi um sucesso, pois estou saudável”, declarou a tenista favorita ao título na capital francesa. “Isso é muito importante. Caso contrário, eu não estaria me dando a chance de jogar. Tenho que ser positiva nos próximos meses e pensar que nos últimos seis meses eu praticamente não joguei nada de tênis”, acrescentou.
Esta será apenas a segunda aparição de Sharapova no Premier de Paris. A russa esteve no torneio francês em 2012, quando também chegou como principal favorita, mas só venceu uma partida antes de ser eliminada. Após entrar direto na segunda rodada, ela caiu nas quartas de final, depois de ser superada pela alemã Angelique Kerber.
A primeira adversária de Sharapova na competição deste ano será a eslovaca Daniela Hantuchova, que, na primeira rodada, contou com a desistência da neozelandesa Marina Erakovic quando vencia com placar de 6/3 e 3/0, para avanaçar. A atual número 5 do mundo tem ampla vantagem no retrospecto diante de Hantuchova, com oito vitórias e apenas uma derrota diante da eslovaca.