Contratado pela Williams em 2011, Pastor Maldonado será substituído por Felipe Massa a partir da próxima temporada. O piloto venezuelano, responsável pela última vitória da equipe britânica na Fórmula 1, conta ter aconselhado o brasileiro antes da transferência e diz acreditar na evolução do time em 2014.
“O Felipe é um grande amigo. Conheço a família dele e dividimos o mesmo empresário (Nicolas Todt). É um bom homem, alguém que admiro e é muito talentoso. Tivemos muito contato, sobretudo antes de ele anunciar sua transferência para a Williams”, disse Maldonado nesta quinta-feira, já em Interlagos.
Há oito anos como piloto titular da Ferrari, Massa chegou a brigar pelo título da edição de 2008 do Mundial, mas desde que passou a ter o espanhol Fernando Alonso como companheiro, em 2010, acabou ofuscado. Para Maldonado, seu amigo tomou a decisão correta.
“Há anos ele não consegue nada na Ferrari e a Williams também não consegue nada na Fórmula 1. É o momento em que a equipe pode começar a retomar a posição que já ocupou no passado. Talvez não para ganhar, mas para estar constantemente na zona de pontuação, como a Sauber, por exemplo”, afirmou.
Em 57 corridas pela equipe britânica, o piloto de 28 anos contabiliza 47 pontos, uma pole position e uma vitória, ambas alcançadas no Grande Prêmio da Espanha-2012. Apesar do desempenho discreto, ele adota um discurso otimista. “O Felipe é um bom piloto e a Williams é uma boa equipe. Não vejo por que não podem fazer um bom campeonato”.
Com Pastor Maldonado e o finlandês Valtteri Bottas como pilotos, a Williams conquistou míseros cinco pontos no Mundial de Construtores, superando apenas as minúsculas Marussia e Caterham. Diante da situação vexatória, o venezuelano prevê uma evolução.
“Acho que eles estão vivendo os momentos mais duros de toda a história e vão conseguir melhorar essa situação. É difícil dizer isso, mas pior é quase impossível para uma equipe como a Williams, com a estrutura e o pessoal que possui. Espero que possam dar um bom carro ao Felipe”, declarou.
Embora Maldonado tenha adotado um discurso otimista para falar sobre as perspectivas da Williams para a próxima temporada, o ambiente do piloto venezuelano na equipe não é dos melhores. Após o Grande Prêmio dos Estados Unidos, disputado no último final de semana, ele deu a entender que foi sabotado pelo próprio time.