A derrota para Stanislas Wawrinka no último domingo, na decisão de Roland Garros, manteve Novak Djokovic em busca de um de seus maiores objetivos: sagrar-se campeão no saibro de Paris. O sérvio, número um do mundo, passou perto de vencer o Grand Slam na França, o único que lhe falta no cartel, mas não conseguiu superar o suíço apesar do esforço.
A derrota por 3 sets a 1 colocou por terra o favoritismo de Djokovic na quadra Philippe Chatrier, mas não abalou sua confiança. “Passei por muitas emoções. Claro que eu estava mais nervoso do que em outros jogos, era uma final de Roland Garros. Nós dois sabíamos a importância dessa partida. Estou orgulhoso do meu desempenho neste jogo. Dei o meu melhor, não era para ser”, comentou em entrevista ao site da ATP.
Se Wawrinka conquistou pela primeira vez Roland Garros, título que foi somente seu segundo em Grands Slams – o suíço já tinha vencido uma edição do Aberto da Austrália -, Djokovic segue atrás do troféu em Paris para completar seus triunfos nos grandes torneios, já que já faturou os outros três que compõem o calendário do tênis mundial. O projeto fica para 2016.
“Respeito o carinho que demonstraram por mim. Isso definitivamente é algo que me dá mais motivação para vir aqui no ano que vem e seguir tentando. Isso é o esporte. Você tem que aceitar a derrota”, falou Djokovic, reconhecendo os méritos de Wawrinka – que abusou dos golpes de esquerda para surpreender.
Mesmo após eliminar Rafael Nadal, o maior campeão do torneio, nas quartas de final, o sérvio se deparou com dificuldades. “Todos os tenistas que estão aqui querem vencer esse torneio assim como eu. Para mim, é algo que segue em mente. Não estou tentando me liberar da pressão, é algo que faz parte. Me acostumei com isso e já tive outros jogos muito difíceis”, ponderou.
Seguro na primeira posição do ranking após ter o sonho adiado por Wawrinka, Djokovic tem três semanas pela frente antes de estrear na grama de Wimbledon em busca de mais um título de Grand Slam. Na Inglaterra, o sérvio acumula o bicampeonato, conquistado em 2011 e 2014, e tem a missão de defender o título neste ano.