A última etapa do Campeonato Brasileiro de maratonas aquáticas teve início nesta quinta-feira, 28 de novembro, na praia de Inema, em Salvador. Na prova de 10km, Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho subiram ao lugar mais alto do pódio e encerraram o ano com título.
Ana Marcela Cunha não teve dificuldades para confirmar seu favoritismo na disputa feminina. Com o tempo de 2h09min40s, a atleta do Sesi garantiu o título, dividindo o pódio com Betina Lorscheistter, com 2h11min32s, e Gabriela Ferreira, com 2h13min09s, ambas do Grêmio Náutico União.
“Nadei tranquila. Embora tenhamos alguns outros compromissos pelo clube, o ano termina aqui em Inema para as maratonas. Acho que os objetivos foram cumpridos, estamos muito bem e agora é continuar treinando para que os resultados continuem chegando. Ano que vem não temos o Mundial, mas talvez o foco fique na Copa do Mundo pra tentar um tricampeonato”, afirmou Ana Marcela, dona de duas medalhas no Campeonato Mundial de esportes aquáticos, em Barcelona.
No masculino, Diogo Villarinho ficou com o ouro da prova de 2h00min36s3, com pequena vantagem para Allan do Carmo, medalha de prata com a marca de 2h00min36s8. O bronze foi de Samuel de Bona, com 2h00min37s. Os dois primeiros colocados representarão o Brasil no Sul-americano.
“Foi uma prova muito disputada. Este ano começou muito bem quando me classifiquei para o Mundial, depois não consegui treinar tão bem para ele e agora me recuperei. Meu objetivo era conseguir essa vaga para o Campeonato Sul-Americano, que será meu primeiro adulto, e esta é minha segunda vitória em etapas de Campeonato Brasileiro. A primeira foi em 2011, em Foz do Iguaçu”, afirmou Diogo.