A regata oceânica, Heineken Cape Town-Rio, terminou na manhã desta terça-feira, 1º de janeiro, e foi vencida pelos jovens integrantes do Projeto Grael. O barco brasileiro foi o primeiro a atingir a Baia de Guanabara, garantindo o título da tradicional competição, que completa 40 anos nesta edição. A chegada apenas confirmou a vitória verde-amarela, já tida como certa pelo bom desempenho em alto-mar, antes mesmo do fim da prova.
A disputa foi iniciada no dia 15 de janeiro e partiu da Cidade do Cabo, na África do Sul. Nela, os velejadores Samuel Gonçalves, de 23 anos, Alex Sandro Mattos, 21, Hallan Batista, 22, e Alan Tavares, de 18, deixaram outras 16 embarcações para trás.
O feito foi alcançado a bordo do barco brasileiro, City of Cape Town (Cidade do Cabo), sob a tutela do comandante sul-africano Gerry Hedie. Na chegada, os campeões festejaram ao som de vuvuzelas, mundialmente conhecidas após a Copa da África do Sul, em 2010.
Moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro, os quatro brasileiros que venceram a regata fazem parte do Projeto Grael, criado há 12 anos, por iniciativa dos irmãos Grael e do velejador Marcelo Ferreira. A instituição oferece apoio a atividades esportivas e cursos profissionalizantes para jovens da rede pública de ensino, que atualmente é dirigida pelo irmão mais velho da família, Axel Grael.