Terceiro colocado no treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil, o espanhol Fernando Alonso repete sua melhor posição no grid em 2013. Ainda assim, o piloto da Ferrari, superado pelos alemães Sebastian Vettel (Red Bull) e Nico Rosberg (Mercedes) neste sábado, vê chances remotas de vencer.
“Acho que vai ser muito difícil. É claro que, como competidores, temos que pensar sempre na vitória. Mas precisamos ser realistas e não dizer aos nossos fãs que temos grandes chances de ganhar. Isso não é verdade. Vamos dar o nosso melhor e maximizar o que tivermos à nossa disposição”, afirmou.
Apesar de falar de maneira cética sobre suas próprias possibilidades na prova de domingo, o bicampeão mundial comemora a evolução no grid de largada, já que nas últimas etapas do campeonato a performance da Ferrari nos treinos classificatórios foi discreta.
“Fico feliz por estar finalmente tão na frente do grid, porque começamos entre o sétimo e o décimo lugares nas últimas cinco ou seis corridas, o que não é ideal. Amanhã talvez tenhamos uma pequena chance (de vencer)”, declarou Alonso.
Sebastian Vettel registrou a pole position com o tempo de 1min26s479, enquanto Nico Rosberg fez 1min27s102 e o piloto espanhol cravou 1min27s539. Exigente, ele acreditava na possibilidade de bater o próprio recorde em 2013 e largar no segundo posto.
“Não fiquei totalmente satisfeito com minha volta. Perdi muito tempo. Obviamente, não conseguiria superar o Seb, ele está muito à frente de nós. Mas acho que o segundo lugar não seria difícil. Perdi aproximadamente 0s800 ao pisar na área pintada”, explicou Alonso.
Com o tetracampeonato garantido de maneira antecipada, Sebastian Vettel tentará, no Autódromo de Interlagos, repetir o recorde de 13 vitórias na mesma temporada alcançado pelo compatriota Michael Schumacher no campeonato de 2004.
Para aumentar a chance de estragar os planos do rival, Alonso espera competir com pista molhada. “Acho que as condições mistas seriam ideais e é isso que provavelmente vai acontecer. Já vimos como o clima aqui muda rapidamente, então amanhã vai ser divertido”, declarou.