Precisando subir no pódio para conquistar o título do Moto3 em Valência, Álex Márquez, de 18 anos, repetiu o feito do irmão mais velho e se sagrou campeão. É a primeira vez na história do Mundial de Motovelocidade que dois irmãos levam um título na mesma temporada.
Assim como aconteceu com Marc em 2013, o piloto da Estrella Galicia 0,0 liderava a competição com vantagem de 11 pontos para o segundo colocado Jack Miller e só precisava subir no pódio para vencer o Mundial.
Liderando a prova, o australiano utilizou a mesma estratégia que Jorge Lorenzo na MotoGP e tentou atrair Márquez para a briga pelas primeiras posições, onde Isaac Viñales pressionava, mas o espanhol não arriscou o título, e com tranquilidade e cabeça fria, faturou a terceira posição e o troféu.
O pilovo da Cervera levou um susto ainda nas primeiras voltas, quando um toque com toque com Niccolò Antonelli o fez cair na classificação, mas Márquez logo se recuperou e voltou para a briga.
Nas voltas finais, Danny Kent encostou em Márquez, pressionando. Na última volta, o britânico chegou bem perto de ultrapassar o campeão, mas nos últimos metros ele se atrapalhou e permitiu que o jovem espanhol conquistasse a posição que precisava para se tornar campeão mundial. Miller bateu Viñales e venceu a prova, mas perdeu o título por dois pontos.