Aquele profissional do mercado de livros, percebido por nossos escritores em outros países cresceu exponencialmente no ano passado. Eles são as figuras deste mercado que ajudam aos novos e velhos escritores no assessoramento e principalmente na orientação de todo o processo de uma publicação.
O agente é aquele que apresenta o projeto de um livro aos editores, que fomenta a negociação, o adiantamento e percentual de direitos autorais, bem como, cuida do contrato. Estas reflexões sobre o agente literário no Brasil constituem um tema muito novo. Em termos gerais, podemos definir o agente ou a agência literária como um profissional ou empresa que atende os escritores apresentando os textos destes as outras editoras, fazendo a “propaganda” de sua produção.
A nossa entrevistada é a agente literária Heloísa Cruz. Experiente no mercado editorial, esta carioca que é autora do livro “Três letras” reside atualmente no Rio Grande do Sul. A escritora transformou-se numa das agentes literária mais procurada no mercado brasileiro. A sua agenda esta lotada até maio de 2022. “Eu cuido dos seus interesses, faço o filtro no relacionamento entre o escritor e a editora, advogo as suas causas nas questões de direito autoral”, relata.
Heloisa Cruz aborda questões como preparar propostas, originais para avaliação, divulgação do seu livro, vendas e principalmente como administrar a sua carreira. Na maioria das vezes, agentes experientes e com bons antecedentes tendem a ser ouvidos com mais entusiasmo pelos editores do que agentes com pouca experiência, que estão batalhando para consolidar seu nome.
Interessou-se pela carreira? A nossa entrevista dá as dicas, venha conferir!