Menu
Inovação

Lançado há 20 anos, Gmail foi tratado como mentira

Durante seu desenvolvimento, os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, seguiam a tradição de realizar pegadinhas no dia da mentira, como a abertura de uma vaga de emprego na Lua

Redação Jornal de Brasília

08/04/2024 7h46

Foto: Reprodução

Foi num dia 1.º de abril que o Gmail nasceu Agora, 20 anos (e uma semana) depois, contabiliza 1,8 bilhão de contas ativas, o que faz dele o serviço de e-mail mais popular do mundo.

Durante seu desenvolvimento, os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, seguiam a tradição de realizar pegadinhas no dia da mentira, como a abertura de uma vaga de emprego na Lua. Então, quando o Gmail foi anunciado, no dia 1.º de abril de 2004, oferecendo um gigabyte gratuito de armazenamento – centenas de vezes mais espaço do que os serviços do Yahoo e da Microsoft -, o público ficou incrédulo, pensando se tratar de mais uma brincadeira.

Na época, era comum que serviços de e-mail oferecessem aproximadamente 5 megabytes de espaço, ou 200 vezes menos que o Gmail. Hoje, o serviço oferece 15 gigabytes gratuitos por conta, compartilhado com Google Photos e Google Drive.

Incredulidade

De acordo com a Associated Press, leitores começaram a telefonar e avisar o veículo por e-mail de que eles haviam caído em uma pegadinha com a notícia sobre o lançamento do serviço, tamanha a incredulidade do público.

Em um comunicado de imprensa, o Google anunciou o Gmail como uma alternativa à precariedade dos serviços de e-mail existentes, com a ideia de que os usuários nunca mais precisariam deletar uma mensagem ou quebrar a cabeça para encontrar um e-mail antigo Na época, os concorrentes conseguiam armazenar até 60 e-mails de uma vez, aproximadamente, obrigando o usuário a apagar mensagens antigas. O Gmail aumentou esse limite para aproximadamente 13,5 mil e-mails, o que eliminou a necessidade constante de manutenção da caixa de entrada.

Fazendo uso da ferramenta de busca de propriedade do Google, o Gmail também era capaz de encontrar mensagens antigas com precisão e velocidade inéditas, quando comparadas aos serviços disponíveis. Além disso, ele automaticamente organizava e-mails individuais em “conversas”, facilitando a leitura, e separava automaticamente as mensagens de spam em uma pasta.

Publicidade

As propagandas que hoje invadem a caixa de entrada do serviço já era um problema no começo do Gmail, com links patrocinados conforme os assuntos das mensagens. O modelo de publicidade, contudo, era o que viabilizava a gratuidade do serviço, segundo o Google.

A partir do dia 1.º de abril de 2004, a versão de teste do Gmail foi oferecida para um pequeno número de usuários, que podiam convidar mais pessoas a utilizarem o serviço – modelo usado também na rede social Orkut. O sistema, no início, tinha capacidade para apenas 10 mil usuários. A escassez fez com que contas de Gmail chegassem a ser vendidas por US$ 250 no eBay.

Conforme o Google incorporava novos servidores ao seu serviço de e-mail, a companhia passou a aceitar livremente novos usuários a partir de 14 de fevereiro de 2007, dia dos namorados nos EUA.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado