A presença na zona de acesso para a Série A é a grande ambição de Vitória e Criciúma neste sábado, às 16h, no Barradão, em Salvador. Com diferenças de dois pontos entre os dois, as equipes protagonizam o chamado “jogo de seis pontos” e a partida mais esperada da 32ª rodada da Série B, já que é a única que vai movimentar o G-4.
Ambos os times foram derrotados em seus últimos jogos, mas a boa fase tem acompanhado mais o Vitória. Em quarto lugar, com 50 pontos, o clube espera tropeço de seus concorrentes diretos (Portuguesa e Ipatinga) para chegar à vice-liderança da competição, o que seria um grande passo para voltar à primeira divisão.
Além disso, os baianos têm a seu favor um desempenho invejável em casa. Dos 15 jogos em seus domínios, o Leão da Barra venceu dez e empatou dois, figurando com um aproveitamento de 71% dos pontos disputados.
Mais do que o seu estádio, no entanto, o técnico Oswaldo Alvarez aposta na força de sua equipe. Apesar da derrota para o Fortaleza, o treinador elogiou o desempenho de seus comandados e fará poucas alterações em relação ao time que jogou no Ceará.
A principal delas é a volta do atacante Joãozinho, artilheiro do clube com 14 gols. O goleador entra no lugar de Índio, novamente desfalque por lesão. Completando as mudanças, Alysson substitui o suspenso Daniel na lateral-esquerda. Outra novidade estará no banco, que terá o veterano Sorato de volta após meses de recuperação de lesão.
Enquanto o Vitória vislumbra com uma equipe definida, o Criciúma aposta no mistério para voltar às quatro primeiras colocações. Em quinto com 48 pontos e sem vencer há dois jogos, o técnico Roberto Cavalo tenta retomar o bom futebol que fez o clube liderar a Segundona em boa parte do primeiro turno.
Em Salvador, a estratégia inicial de Cavalo é confundir Vadão em relação ao seu sistema ofensivo. Durante a semana, o time treinou com três formações diferentes, e a única confirmação é em relação à presença de Luis André. Em uma delas, Thiago Machado assume a lateral-direita, Luis André atua como volante e Elizeu fica na zaga. Na outra, Silvio Criciúma joga na defesa no lugar que seria de Elizeu. Na terceira, mais improvável, Criciúma ganha chance na zaga, Elizeu como volante e Luis André é deslocado para a lateral-direita.
Segundo o treinador, mesmo após os treinamentos, o time só deve ser definido momentos antes do jogo. “Gostei dos três modelos de time. Por isso permaneço com a dúvida”, desconversou Cavalo, que tem como novidade a volta do meia Mateus.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X CRICIÚMA
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 27 de outubro de 2007, sábado
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Adriano Pereira Machado (RJ)
Assistentes: Renato Miguel Vieira (DF) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE)
VITÓRIA: Ney; Apodi, Marcelo Batatais, Jean e Alysson; Vanderson, Chicão, Bida e Jackson; Joãozinho e Edílson
Técnico: Oswaldo Alvarez
CRICIÚMA: Zé Carlos; Thiago Machado (Luis André), Elizeu (Silvio Criciúma), Cláudio Luiz e Uendel; Basílio, Luis André (Elizeu), Marco Antonio e Mateus; Jean Coral e Mauricio
Técnico: Roberto Cavalo