Menu
Futebol

Sai a chuteira entra a pasta

Arquivo Geral

24/11/2013 9h40

Com o fim da carreira no futebol profissional, vários atletas não conseguem se desvincular do esporte e acabam procurando uma alternativa. Entre as funções de dirigentes, empresários e auxiliares técnicos, há aqueles que procuram seguir uma linha que, às vezes, gera polêmica: gestor de jogador.

 

Ao pendurar as chuteiras no Sobradinho, o ex-volante Túlio Guerreiro diz ter encontrado na profissão, que antes não via com bons olhos, motivos para colaborar com o futebol. “Eu sempre me via envolvido com futebol, mas sempre imaginei trabalhar com gestão de clubes, algo do tipo. Não via com bons olhos empresários, porque muitos tentam enganar os jogadores. Mas conheci muita gente boa que me mostrou que não é por aí. É possível realizar trabalho honesto.”

 

Ao lado do empresário Frederico Moraes, que gerenciou sua carreira por 15 anos, Túlio tem investido pesado no novo ganha pão. Ainda sem atuar como empresário, o ex-jogador tem viajado e conversado com alguns atletas sobre a carreira de jogador. “Vários clubes me receberam de uma maneira muito boa, fruto do que fiz em campo na carreira”, gaba-se o ex-volante.

 

Conselhos na cidade

 

Mesmo o Distrito Federal sendo um celeiro de bons jogadores, a maioria que fica por aqui não consegue desenvolver a carreira. Para que isso não aconteça, Túlio já conversou com algumas joias que surgiram no último Candangão, casos do atacante Luquinhas e do meia Peninha, hoje no Brasiliense. “Sempre digo para eles continuarem trabalhando, com oportunidade ou não. O jogador não pode ficar parado. Com o tempo surge a oportunidade”, explica Túlio. Peninha e Luquinhas, porém, ainda não são tratados por ele como seus agenciados.

 

Aconselhados por Túlio

 

Luquinhas

Atacante promissor: Luquinhas surgiu no futebol profissional atuando pelo Brasília. Neste ano, ele foi a  sensação do Campeonato Candango e, depois de passar por alguns problemas com o Atlético-GO, chegou ao Brasiliense. Na série C ficou marcado por um pênalti perdido contra o CRB, em um empate em 0 x 0 dentro de casa. Na ocasião, o jogador praticamente recuou a bola para o goleiro. 

 
 
Peninha
 
Ascensão meteórica:  O jogador começou atuando pelo Cruzeiro-DF e logo despertou a atenção do Brasiliense. Emplacou no segundo turno do Candangão, fazendo grandes partidas e se tornando um dos craques do time. Aos poucos, porém, foi perdendo espaço. Na campanha da Série C praticamente não atuou e agora busca seu espaço no Jacaré na próxima temporada.
 
Curiosidades
 
Gestores renomados
 
1 Tiro pela culatra:  O ex-goleiro Gilmar Rinaldi já teve como grande cliente o atacante Adriano. Quando o jogador fechou com o Corinthians sem a ajuda de Gilmar, o empresário se desvinculou do atacante.
 
2 Fenômeno do marketing:   Ronaldo fundou com alguns empresários a 9ine, assessoria esportiva e entreteinimentos. A empresa é uma das melhores no ramo e tem como clientes ícones do esporte, como Neymar (jogador do Barcelona) e Anderson Silva (lutador de MMA).
 
3 Costas largas:   Deco, ex-meia do Fluminense, recentemente começou a busca por percentuais dos direitos econômicos de jogadores nos clubes brasileiros com o nome do empresário português Jorge Mendes, seu parceiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado