A polícia de Dortmund disse na quarta-feira que prendeu cerca de 55 torcedores poloneses, alguns armados com bastões de metal, antes da partida contra a Alemanha pelo Grupo A da Copa para evitar surt os de violência.
Alguns dos presos eram "torcedores problemáticos" conhecidos da polícia e que são considerados como "potencialmente violentos". Outros estavam carregando "objetos perigosos", disse um porta-voz da polícia.
Ele explicou que alguns dos torcedores foram presos em um estacionamento perto do estádio. Milhares de torcedores poloneses e alemães se deslocaram para Dortmund para ver suas equipes na partida que começa às 16h (horário de Brasília).
Apesar de a maioria dos torcedores ter agido de uma maneira amistosa, alguns torcedores alemães receberam seus vizinhos com a saudação de Hitler – um crime na cidade.
O relacionamento entre os dois países, especialmente entre os torcedores de futebol, tem sido tenso e marcado pela história, já que a Polônia sofreu com a ocupação alemã dur ante a 2ª Guerra Mundial.