Se o torcedor do Santos vê a Recopa Sul-americana como grande chance de “salvar” a temporada do clube, existe uma pessoa que quer mais ainda o título da competição continental: o atacante Patito Rodriguez.
O argentino não pôde jogar o torneio em 2011, quando ainda defendia o Independiente-ARG, e quer “quitar” essa dívida pessoal com a competição.
“Seria muito bom poder vencer em tão pouco tempo no clube. Ano passado não pude jogar, e agora estou entre os 11. A expectativas são grandes, ainda mais jogando pelo Santos, onde sempre se busca uma coisa”, comentou à Santos TV o meia-atacante, que chegou há apenas três meses à Vila Belmiro.
Para o jogador argentino, o duelo entre os campeões das Copas Libertadores e Sul-americana é subvalorizado no Brasil e deveria ter maior apelo.
“Na Argentina se vê de outra maneira, se dá muita importância a qualquer copa internacional, seja ela a Sul-americana, a Recopa, ao lado da Libertadores, muito mais do que no Brasil. Aqui ainda não vejo as pessoas desejando tanto a Recopa”, contou.
Já com 12 jogos disputados – e apenas um gol marcado – com a camisa do Santos, Pato Rodríguez acredita que um crescimento do desejo pelo título passa por um título alvinegro.
“Sempre se marca alguma coisa com o antes e o depois de alguém. Como foi o futebol do Brasil antes e depois de Pelé. Espero que consigamos levantar esta taça e fazer as pessoas olharem pra ela de outra forma”, disse.
A Recopa Sul-americana é disputada desde 1989, com interrupção entre 1999 e 2002, e já deu seis títulos ao Brasil, empatado com a Argentina como o país que mais venceu o torneio. Os argentinos, porém, tem dez vice-campeonatos contra apenas cinco brasileiros.
Santos e Universidad de Chile decidem a Recopa Sul-americana nesta quarta-feira, a partir das 22 horas (de Brasília), no Pacaembu. A partida de ida, em Santiago, terminou empatada em 0 a 0.
Sem o desempate pelo gol fora de casa, as equipes precisam da vitória para ficar com o título. Qualquer empate leva a decisão para a prorrogação e, se persistir, para a decisão nos pênaltis.