Apesar de não se mostrar muito preocupado com o estado do gramado que irá encontrar no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o técnico Wanderley Luxemburgo sabe que as dimensões apertadas do palco do confronto deste domingo entre Fortaleza e Santos favorece, e muito, ao time da casa e sua principal jogada: a bola aérea.
"O Fortaleza tem um jogador de frente que é alto e que faz muitos gols. O campo em que jogaremos é apertado e toda bola de ataque acaba sendo levantada na nossa área. Minha idéia é armar meu time pensando em nossas virtudes e também nas virtudes do adversário que iremos enfrentar", discursou Luxemburgo, fazendo referência ao atacante Finazzi, referência no setor ofensivo do tricolor cearense.
Finazzi, 32 anos, já defendeu mais de uma dúzia de clubes em sua carreira e, desde que chegou ao Fortaleza, alternou boas e más atuações, chegando, inclusive, a esquentar o banco de reservas em algumas oportunidades. Mesmo assim, o jogador é o principal artilheiro da equipe no Brasileirão, com seis gols marcados até o momento.
Para brecar a principal jogada ofensiva rival, Luxemburgo mandará a campo um esquema com marcação reforçada. Os dois zagueiros (Manzur e Luiz Alberto) terão a companhia constante do volante Maldonado, que exercerá também o papel de terceiro homem na defesa.
No setor de meio-campo, o chileno dividirá as responsabilidades com André Luiz e Cléber Santana, já que o meia escolhido para armar as jogadas (André ou Rodrigo Tabata) terá mais liberdade para criar, sem muitas obrigações na marcação.