Com a goleada aplicada no Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Goiás respirou mais aliviado em sua luta contra o rebaixamento para a Série B. De acordo com projeções matemáticas, aliás, a chance de queda para o clube goiano mudou consideravelmente após o triunfo sobre os cariocas.
Antes da partida disputada no fim de semana, o time esmeraldino atuava com 30% de chances de cair para a segunda divisão do futebol nacional. Agora na 16ª colocação, apenas uma acima da zona perigosa, o Goiás soma 41 pontos e “apenas” 13,6% de probabilidade em disputar o acesso para a elite do Brasileirão em 2008.
Em seu caminho, no entanto, o técnico Geninho terá uma partida fundamental para que esses 13,6% não aumentem novamente. No dia 11 de novembro, o Goiás recebe o Corinthians em confronto direto contra o rebaixamento. O Alvinegro paulista é o primeiro ameaçado pela degola, na 17ª posição, com três pontos a menos que o rival goiano.
Antes do confronto com o Corinthians, no entanto, a vida esmeraldina não apresenta nenhuma moleza. No próximo sábado, na Vila Belmiro, a equipe enfrenta o Santos, mas mesmo em caso de derrota não terminará a rodada na zona do rebaixamento. Na seqüência, o Goiás recebe o Vasco e viaja para Curitiba, onde enfrentará o Paraná, que também luta para não cair.
Único alento aos goianos é a tabela do Corinthians. No domingo, o Timão joga contra o Figueirense e depois enfrenta o Flamengo, que ainda sonha com uma vaga na Taça Libertadores, no Maracanã. Depois, é a vez do Atlético-PR visitar os paulistas no Estádio do Pacaembu.