Menu
Futebol

França só empata com Suíça e jejum de gols continua

Arquivo Geral

13/06/2006 0h00

A França decepcionou sua torcida nesta terça-feira ao ficar apenas no empate sem gols com a Suíça, na estréia da Copa do Mundo. Sem marcar um gol sequer em Mundial desde a decisão de 1998, quando bateu o Brasil, os franceses não mostrara muito esforço neste terça para acabar com o longo jejum. Já a Suíça foi dominada pela seleção de Raymond Domenech durante a maior parte do jogo e ameaçou pouco a meta de Barthez.

A França começou dando as cartas na partida, comandada principalmente pela organização de Zinedine Zidane no meio-campo. Já a Suíça, que era apontada como a possível sensação da Copa por boa parte da imprensa européia, mostrou logo no começo que sua fama está longe de corresponder à realidade. Sonhando em chegar à próxima fase, os suíços encontraram dificuldades de passar até pelo meio-campo com a bola dominada, apesar de mostrar segurança na defesa.

Porém, o domínio dos Bleus não se converteu em boas chances de gol. Zidane caiu de produção e Ribery abusou de desperdiçar oportunidades. Quando Zizou chamou novamente a responsabilidade, os franceses voltaram a ameaçar. Henry e Vieira perderam boas chances.

Já a Suíça só mostrou ofensividade em uma falta cobrada por Barnetta, que carimbou a trave de Barthez. Nos minutos finais da etapa, Ribery saiu na cara do gol, mas preferiu tocar errado para Henry, que chutou na mão do zagueiro. Os franceses pediram pênalti. O árbitro russo Valentin Ivanov mandou seguir. Não haveria outra chance de gol no primeiro tempo.

A tônica do jogo não mudou no início da segunda etapa. A França seguiu tocando pacientemente a bola, sem ameaçar a meta de Zuberbuehler. Inconformado com a apatia de sua seleção, o técnico da Suíça, Jacoc Kuhn, sacou Streller e colocou o xodó da torcida, Gygax. Em seu primeiro lance, o camisa 10 aproveitou bola alçada na área e cabeceou firme, obrigando boa defesa de Barthez.

A proximidade do fim da partida fez com que os franceses acordassem e passassem a buscar o gol, mas os erros de passe, inclusive de Zidane, complicaram a situação dos Bleus.

A França terá nova oportunidade de quebrar o jejum de gols no domingo, quando encara o líder do Grupo G, a Coréia do Sul. Em 2002, os Bleus passaram em branco na primeira fase e foram eliminados de forma vexatória. Os suíços voltam a campo no dia seguinte para enfrentar o lanterna Togo.

Ficha técnica: França 0 x 0 Suíça

Stuttgart (Alemanha)Local: Gottlied-Daimler Stadion, em Stuttgart
Data: 13 de junho de 2006, terça-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Valentin Ivanov (Rússia)
Cartões amarelos: Magnin, Barnetta, Cabanas, Degen e Frei (Suíça). Abidal, Zidane e Sagnol (França)

FRANÇA: Barthez; Sagnol, Gallas, Thuram e Abidal; Vieira, Makelele, Ribery (Saha) e Zidane; Wiltord (Dhorasoo) e Henry
Técnico: Raymond Domenech

SUÍÇA: Zuberbuehler; Degen, Mueller (Djourou), Senderos e Magnin; Barnetta, Vogel, Cabanas e Wicky (Margairaz); Streller (Gygax) e Frei
Técnico: Jacoc Kuhn

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado