Menu
Futebol

Derrota agrava crise no Flamengo e atinge Zico e Silas

Arquivo Geral

09/09/2010 14h41

A derrota para o São Paulo por 2 a 0, na noite de quarta-feira, marcou o sexto jogo consecutivo sem vitória do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Com 22 pontos conquistados, o clube está muito perto da zona de rebaixamento e a crise se instalou na Gávea. As cobranças aumentaram consideravelmente e já atingiram ao técnico Silas, que só dirigiu o Rubro-Negro em três ocasiões até o momento, e a Zico, diretor executivo do departamento de futebol e maior ídolo da história do Flamengo.

Silas sentiu a pressão de dirigir o Flamengo no segundo tempo do jogo contra o São Paulo. A torcida presente ao Morumbi começou a chamá-lo de “burro” pedindo a entrada do sérvio Petkovic, que foi usado somente no fim da partida. Além disso, o treinador foi criticado por ter feito uma substituição no começo do primeiro tempo, tirando o volante Correa, que ficou visivelmente chateado, e escalando o meia Vinícius Pacheco no local.

“A prioridade no Flamengo é vencer. Não entramos bem em campo e fiz a mudança depois do gol do São Paulo, que estava pressionando. Sobre o Petkovic o coloquei em campo porque achei necessário. Existirão momentos em que os pedidos dos torcedores irão coincidir com as minhas mudanças. Em outras horas isso não vai acontecer. As mudanças quando surtem efeito fazem do treinador um fenômeno, mas quando não surtem efeito acontece o que aconteceu no Morumbi”, comentou.

Ídolo da torcida, Zico também não está imune ao mau momento. Um veículo de comunicação do Rio de Janeiro publicou informações que colocam sob suspeita as contratações dos atacantes Val Baiano e Cristian Borja, feitas já sob a administração do Galinho de Quintino. As denúncias ligam o filho de Zico aos acordos, o que irritou o dirigente.

“Infelizmente, assim como no futebol, existem pessoas boas e pessoas ruins na imprensa. O que aconteceu foi uma covardia de algumas pessoas da imprensa, que terão que provar as acusações que fizeram. Quem escreve o que quer tem que provar o que está escrevendo. Vou em cima deles para que mostrem essas provas”, afirmou.

Falando especificamente sobre o momento vivido pelo departamento de futebol do clube, Zico procurou transmitir tranquilidade aos torcedores. “Nós estamos jogando bem e a bola não está entrando. Mas uma hora isso vai virar”, completou.

Os jogadores também sentem o mau momento da equipe. Principalmente os que ainda não conseguiram entrar em forma, como o atacante Deivid, que fez contra o São Paulo apenas a sua segunda partida com a camisa flamenguista. Ele admitiu que existe uma certa urgência em recuperar a melhor forma.

“Tenho que me condicionar o mais rapidamente possível. Você pega condicionamento físico jogando. Eu vinha de um grande período sem atuar e realmente estou encontrando um pouco de dificuldade. A situação do time não é muito boa, temos vinte e dois pontos e precisamos entrar em campo mais tranquilos para não tomar gols bobos e precisar correr atrás”, disse o atleta, referindo-se ao primeiro gol dos são-paulinos, anotado logo aos oito minutos de partida.

Para Silas, que já chegou a reclamar do condicionamento físico de sua equipe, este assunto já está ultrapassado e o time precisa voltar a vencer para não se aproximar ainda mais da zona de rebaixamento (o Fla é 16º colocado).

“Acho que a gente não pode ficar dando essa desculpa (deficiência no condicionamento físico) toda hora. Já começou o segundo turno, daqui a pouco já acabou o ano e precisamos resolver nosso problema”, constatou.

A crise se torna ainda mais grave porque o Flamengo não poderá contar mais com uma de suas principais armas, o Maracanã, fechado para obras visando a disputa da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Tanto que o próximo jogo da equipe, neste sábado, às 18h30min(de Brasília), diante do Vitória, o Rubro-Negro carioca vai atuar no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Para piorar, neste jogo Silas não terá o lateral direito Leonardo Moura, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o São Paulo e vai ter que cumprir suspensão, assim como o atacante Diogo, expulso no mesmo jogo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado