O atacante Edmundo sonha em encerrar sua carreira em grande estilo. Depois de anunciar que pendura as chuteiras em dezembro de 2007, o Animal observa agora os recordes que pode alcançar nestes últimos meses de futebol. Com os cinco gols que já anotou neste Campeonato Brasileiro, o jogador subiu para o quarto posto na lista de artilheiros da competição.
O palmeirense foi às redes em 131 oportunidades na história do Nacional e está apenas quatro atrás de Zico. Apesar de ficar encabulado em disputar a terceira posição com o Galinho, Edmundo confirma que espera melhorar sua posição na lista.
“É complicado para eu falar que não penso nisso. É uma oportunidade de ficar marcado na história. Se for marcado, tudo bem. Mas reconheço que não esperava tanto. Sou amigo de filhos do Zico e, quando vou à casa dele, fico até meio sem jeito pela história que ele tem”, revelou.
Quem encabeça a lista de artilheiros do Brasileirão é Roberto Dinamite, que anotou 190 gols, seguido por Romário, com 152. Zico, então, aparece em seguida, com seus 135. Nesta edição do Nacional, Edmundo já ultrapassou Túlio, que detém a marca de 129 tentos.
Apesar do passado recheado de glórias, o Animal não esconde a surpresa por sua entrada no seleto hall dos goleadores do principal campeonato entre clubes do país. “Fico até surpreso pelo número de gols porque comecei minha carreira como meio-de-campo. Depois, virei segundo atacante. Só a partir de 1997 despertou esse negócio de marcar bastante gol. Sempre fiz uma média boa e acho que é por isso que estou nessa marca, além de ter jogado bastante tempo aqui”, analisou.
Por sinal, o atacante sagrou-se artilheiro da competição justamente na edição de 1997, quando anotou 29 tentos e foi o líder do Vasco na conquista do título. Com os cinco gols que já marcou no Nacional deste ano, Edmundo aparece como o artilheiro do Palmeiras na competição.