Menu
Futebol

Apesar de pressão, Bartomeu deseja "vida longa" a Martino no Barcelona

Arquivo Geral

11/03/2014 14h00

Más atuações, três derrotas nos últimos nove jogos e perda da liderança do Campeonato Espanhol. O Barcelona, de fato, não vive um bom momento na temporada. E boa parte da responsabilidade vem caindo sobre as costas de Gerardo Martino, treinador contratado neste ano para reformular o estilo de jogo catalão, mas que já começa a ter o seu cargo ameaçado. Não, pelo menos, para o presidente azul-grená, Josep Maria Bartomeu. Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, o dirigente desmentiu as especulações, e ressaltou o desejo de seguir com Martino até o fim de seu contrato.

“Espero que Tata Martino tenha uma vida longa como treinador do Barça. Ele tem vínculo conosco até o meio de 2015, e gostaríamos que ele seguisse até lá. Há de se entender que este é o primeiro trabalho dele na Europa, então é necessário ter paciência”, afirmou o presidente do Barcelona, que, por outro lado, não mostrou preocupação caso seja necessário trocar o comando técnico da equipe. “No dia que trocarmos de treinador, continuaremos tendo um time técnico. Não haverá problemas”, declarou.

Após um período extremamente vitorioso sob o comando de Pep Guardiola, o Barcelona ainda não se acertou após a saída do treinador espanhol. Até conquistou o título espanhol do ano passado, com Tito Villanova, mas foi eliminado de maneira vexatória pelo Bayern de Munique nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, e iniciou uma reformulação para 2013/14. Neymar chegou, e Gerardo Martino foi contratado junto ao Newell’s Old Boy, da Argentina, com a missão de tornar o Barcelona mais objetivo e menos dependente do estilo de jogo conhecido como ‘tiki-taka’.

O time catalão, contudo, passou a sofrer com os problemas físicos de Lionel Messi e Xavi Hernandéz. Somado a isto, Neymar segue se adaptando ao futebol europeu e não parece nem próximo de repetir as boas atuações dos tempos de Santos. Por fim, jogadores experientes como Carles Puyol e Victor Valdés já informaram que buscarão novos desafios e não seguirão no Barça para a próxima temporada. Assim, a diretoria já se vê obrigada a contratar reforços.

O primeiro deles, segundo a imprensa espanhola, será Ter Stegen, jovem goleiro alemão do Borussia Mönchengladbach. Ele já teria um acordo para reforçar o Barça a partir do meio deste ano, algo que, segundo Bartomeu, ainda não está definido. “Não podemos dizer quem virá. Estamos perto de contratar um goleiro. Houve uma seleção longa, e os escolhidos estão à espera. Fecharemos quando acabar a temporada. Se Pinto não renovar, terá que ver se há outro goleiro nas categorias inferiores ou ir ao mercado”, revelou o presidente do Barcelona, que ainda deve investir na contratação de um ou dois zagueiros para o ano que vem. David Luiz é o mais cotado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado