Menu
Futebol

Angola tenta convencer Fifa a liberar portugueses

Arquivo Geral

01/05/2006 0h00

 

A Federação Angolana de Futebol segue esperando por uma decisão da Fifa quanto à liberação dos atletas Pedro Emanuel e Chainho. Ambos já atuaram pelas seleções de base de Portugal e pediram à entidade máxima do futebol uma licença para poderem defender os africanos na Copa do Mundo da Alemanha.

 

 

José Luís Prata, vice-presidente da Federação Angolana, viajou para a Suíça nesta segunda-feira para convencer os cartolas da Fifa. A intenção de Prata é obter uma autorização por escrito do próprio Joseph Blatter, presidente da entidade.

 

Emanuel, de 31 anos, jogou na seleção sub-21 de Portugal. O zagueiro atua no Porto e recusou diversas propostas para defender a equipe principal portuguesa  alguns anos atrás.

Também com 31, Chainho é angolano de nascença e defende o Marítimo. Sua situação é considerada mais fácil, pois atuou pelos lusos quando ainda não tinha documentação regularizada devido à guerra civil angolana, fundamental para a independência do país, nos anos 1970.

 

 

Desde 2004, o regulamento da Fifa permite que um jogador atue na seleção principal de um país desde que jamais tenha jogado em uma categoria acima da sub-23. Entretanto, uma regra exige que haja o pedido de uma licença até os 21 anos, o que acaba com as esperanças de Emanuel e Chainho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado