Menu
Turismo

Festa da Vindima na Fazenda Califórnia/DF, uma experiência única!

No último sábado (5), tive o imenso prazer de participar da III Festa da Vindima na Fazenda Califórnia/DF

Redação Jornal de Brasília

09/09/2021 12h07

Atualizada 10/09/2021 13h16

Festa da Vindima na Fazenda Califórnia/DF, uma experiência única!

Catiuscia Bellaguarda. Foto: Jornal de Brasília

Por Catiuscia Bellaguarda
Especial para o Jornal de Brasília

A fazenda, que existe desde 1995, fica no coração da capital federal, a cerca de 30 Km da Esplanada dos Ministérios e vem trabalhando, desde então, com uma filosofia sustentável e na produção vitivinícola.

De acordo com o proprietário José Alberto Bardawil, a rotina na viticultura é contagiante, parece que tem imã, é uma verdadeira troca. “As uvas são muito sensíveis e precisam de bastante atenção. Adubar, irrigar, capinar, podar, guiar, grampear e desbrotar pode ter certeza que estas atividades não irão faltar em uma boa colheita. É gratificante a oportunidade de todos estarem conectados nesta corrente verde, da natureza. Faz um bem danado! Os depoimentos são os melhores quando elas voltam para casa. Acertando na plantação e na colheita, o próximo passo é a produção de um bom vinho.

Com a proposta de aproximar o público dos produtores e produtos locais, seus proprietários organizaram esta experiência extraordinária.

Tão logo cheguei, fui recepcionada pelos proprietários, Rachel Bardawil e Bruno Sigmaringa Seixas, que passaram as orientações de como seria o passeio, além de ressaltar os devidos protocolos de segurança. O passeio proporcionou vivenciar momentos únicos, tal como caminhar pelos parreirais das uvas Niágara Rosada e realizar a colheita. Recebi cesta, tesoura de poda afiada e esterilizada, chapéu e água!

Na colheita, retirei a tela de proteção contra pássaros, momento especial onde foi possível sentir o aroma delicioso das uvas, cortei diretamente da videira, com a tesoura de poda, na diagonal para que as gotas de seiva se desprendam das extremidades onde houve o corte feito e garantam o sustento da videira daí em diante.

Após colher as uvas da videira, fui para o local onde viveria o ápice da experiência, no que tange à exploração sensorial, a 1ª Pisa da Uva do DF! Cabe destacar que a Fazenda Califórnia é a primeira propriedade do DF a proporcionar tal feito.

“MAGNIFICA” essa é a palavra para expressar nossa tarde, fui sem grandes expectativas e voltei encantada com o lugar. A colheita das uvas muito doces surpreendeu; no fim da tarde fomos pisar uvas vivenciando essa técnica milenar de produção de vinho. Adorei, recomendo e vou voltar na próxima safra para provar o vinho que está em elaboração.

Diane Sousa - Arquiteta e Urbanista

Ao som de belas músicas italianas entrei no barril, pisei nas uvas colhidas por mim mesma momentos antes, como era antigamente e, para eternizar o momento, registrei para a posteridade as digitais dos meus pés, após a pisa. Foi emocionante e ímpar, pois sou gaúcha e nunca tinha vivido essa sensação!

O evento terminou com um delicioso brunch feito com os produtos da fazenda e região: queijos, geleia de uva, bolos, suco de uva. A degustação dos vinhos ficou para a próxima vez, já que ainda estão em processo de elaboração. Além das uvas colhidas, a fazenda tem parreirais das espécies Barbera, Tempranillo e Shiraz.

Para a empresária Nivalda Barbosa, foi uma experiência incrível! “Recebi o convite da Rachel Alves, presidente das Amigas do Vinho do DF e quem organizou o evento das Amigas, cumprindo todos os protocolos de segurança, para a III Festa da Vindima da Fazenda Califórnia/DF. Fantástico, primeira vez que participei da pisa da uva, ainda mais que foi a 1° Pisa da Uva do DF. Aprendi a colher a uva na parreira e caminhamos pelos parreirais. Ao fim, tomamos um maravilhoso café com bolos, geleia, sucos, salgadinhos. Uma confraternização muito agradável numa bela tarde de sábado. Amei a experiência da 1° Pisa da Uva do DF e isso acontece no Rio Grande do Sul, mas eu nunca tinha participado. Inclusive, ao mandar o meu vídeo para os amigos, eles acharam que eu estava no Sul, pois não sabiam que aqui tinha. Fomos super bem recebidos pelos donos da fazenda, em especial pela Raquel. Incrível, sensacional!”

Foi uma tarde esplendorosa, com pessoas especiais! Um encontro que aqueceu o coração de todos os que lá estavam, principalmente neste momento pandêmico em que vivemos, além de estar em contato com a natureza.

Adorei registrar esta experiência única!!!

Até a próxima!

Serviço
Fazenda Califórnia/DF

FERCAL/DF
Instagram: @fazendacaliforniadf
WhatsApp: 61 98133-8877

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado