Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Estilo de Vida

Quais os principais tipos de pneu?

Escolher pneus ideais para cada modelo de carro é fundamental para a segurança e conforto nos deslocamentos, além de contribuir com a maior durabilidade dos pretinhos.

Além de observar o funcionamento mecânico e elétrico no momento de comprar carros seminovos, é importantíssimo analisar se o pneu existente no automóvel é o mais adequado para aquele tipo de veículo. 

Afinal, existem vários tipos de pneus, sendo cada um para um fim específico. Isso porque um pretinho inadequado pode trazer inúmeros problemas e futuros gastos. Portanto, ao comprar carros seminovos ou novos é importante ficar atento a esse detalhe, priorizando sempre a segurança. 

Conheça os principais tipos  

No momento de comprar um carro seminovo, é fundamental ter um olhar bem crítico em relação a todos os componentes do possante. Em relação aos pneus, muitos motoristas decidem trocar ao longo do uso do veículo, inclusive introduzindo alguns que não fazem parte do tipo de carro. 

Portanto, é preciso ficar bem atento, optando pelos tipos corretos para cada modelo.  No mercado nacional, as medidas para carros compactos seguem a seguinte marcação: 

  • 165/70 R13; 
  • 175/70 R13; 
  • 175/70 R14; 
  • 175/65 R14; 
  • 185/65 R15; 
  • 195/55 R15; 
  • 195/55 R16. 

Já os médios seguem as medidas 205/55 R16, 215/50 R17 E 225/50 R17. Já os SUV compactos começam com 205/65 R15 e vão até 215/65 R16, enquanto os médios partem dos 235/60 R17, indo até os 225/55 R18. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Off Road  

Indicados para jipes, utilitários 4X4 e caminhonetes, os pneus Off Road têm uma banda de rodagem maior e sulcos bem extensos, ou seja, são mais resistentes, principalmente pelo fato de serem indicados para terrenos com terra e pedra, como estradas rurais, proporcionando maior estabilidade nos deslocamentos. 

A dica é sempre manter a calibragem conforme o solo que será percorrido, observando as indicações no manual do proprietário. Esse modelo de pneu é ideal para estradas de terras com cascalho ou lama. Por isso, leva em seu nome o Off Road. 

On Road ou convencionais  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com sulcos menores, esses pneus garantem maior contato com o solo e são os que integram a maioria dos carros brasileiros, pois como o próprio nome diz são os convencionais, aqueles que saem das fábricas. 

Por isso, os On Road foram feitos para rodarem nas cidades e rodovias com boa autonomia e são os que fazem parte dos veículos de passeios, principalmente os mais populares. São mais indicados para pistas com asfalto.  

Mistos  

Como o próprio nome diz, os pneus mistos são ideais tanto para o asfalto quanto para estradas de terra, sendo muito utilizados por motoristas que gostam de ir para áreas rurais nos fins de semana ou feriados. Os mistos integram também alguns SUVs e jipes, fazendo parte desses veículos desde a saída da fábrica. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Radiais  

Tendo uma banda de rodagem com excelente durabilidade, os radiais são indicados para quem gosta de sempre rodar em alta velocidade. Esse tipo de pneu tem uma ótima performance nas curvas e resposta rápida em frenagens, ou seja, o desempenho é ótimo. 

Riscos de comprar um carro com pneu inadequado  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso você compre um carro com um pneu fora do padrão adequado, um dos principais riscos é com a segurança, pois haverá influência negativa na estabilidade do veículo nos deslocamentos, podendo ser uma causa de acidentes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, há muitos outros problemas que podem acontecer, como demora na resposta em uma frenagem por conta da baixa aderência com o solo. 

Outra situação comum que acontece quando o pneu não é o ideal para o carro escolhido é a aquaplanagem. Isso porque a profundidade dos sulcos não consegue expulsar o excesso de água, perdendo o contato com o solo, o que causa os deslizamentos, principalmente nas estradas com várias curvas. 

Também não podemos deixar de citar a falta de conforto e pouca estabilidade nos deslocamentos, inclusive com estouros em situações adversas. Por isso, escolher um carro seminovo com o pneu ideal é essencial para você sempre priorizar a segurança e também a boa durabilidade.








Você pode gostar