Menu
Na Garagem

Como trocar o pneu de um carro?

Os pneus são definitivamente uma das partes mais importantes de um carro, responsáveis por garantir segurança aos motoristas e passageiros e, também, qualidade e conforto na hora de dirigir.

Redação Jornal de Brasília

09/11/2020 7h52

Muitas vezes imprevistos acontecem, e é por isso que precisamos sempre estar muito bem preparados para que, em casos em que um desses componentes acabe furando, nós saibamos trocar o pneu de um carro.

Visto a qualidade de muitas das estradas brasileiras, que costumam apresentar grandes buracos e depressões, não é difícil de imaginar situações em que um dos pneus venha a furar e seja necessário fazer a troca.

É por isso que devemos sempre manter um pneu de estepe no carro e, também, algumas ferramentas que irão nos ajudar a fazer essa troca – quando ninguém mais puder ajudar.

Aprenda a como trocar o pneu de um carro:

Como já citado anteriormente, existem algumas ferramentas que nunca devem ficar de fora do nosso carro, a fim de garantir uma ajuda certeira em horas de “desespero” como estas.

O estepe, o macaco e a chave de roda são a santíssima trindade da troca de pneus, sendo extremamente essenciais e bem vindas para aqueles momentos em que precisamos trocar um pneu para continuar a viagem.

Vale ressaltar também que, antes mesmo de colocar o estepe, é bom verificar se ele está bem calibrado e em boas condições para ser colocado em seu veículo, já que não adianta de nada trocar um pneu furado por um vazio e careca.

Antes de realizar a troca, verifique se o freio de mão do seu carro está puxado e mantenha a primeira marcha do veículo engatada. Caso o carro tenha câmbio automático, apenas deixe-o na posição P. Depois disso, basta seguir este simples passo-a-passo sem medo de se sujar:

  • Com o veículo no chão (num local plano, de preferência), gire a chave de roda no sentido anti-horário para que as porcas sejam afrouxadas. É importante que você tenha força para fazer esse giro, se não as porcas não vão afrouxar de jeito algum. Para isso, jogue o peso do seu corpo contra a chave de roda.
  • Depois, coloque o macaco embaixo da lataria do carro, no local indicado pelo manual do fabricante, evitando o contato com a parte plástica do automóvel.
  • Acione o macaco, garantindo que ele esteja estabilizado e perpendicular ao chão (se não estiver, repita o processo). Quando o veículo já estiver fora do chão, remova os parafusos para tirar o pneu do lugar.
  • Coloque o estepe e aperte as porcas com toda a sua força, para garantir que elas estejam muito bem colocadas.
  • Por último, é só guardar as ferramentas para que elas possam ser utilizadas sempre que necessárias.

Dica: pneus sustentáveis

Mesmo que este modelo não esteja livre de possíveis imprevistos, é garantido que ele possui uma boa durabilidade quando comparado aos demais.

Os pneus sustentáveis, também conhecidos como pneus verdes, utilizam do óleo da laranja para compor as suas borrachas, o que faz com que eles danifiquem muito menos o meio ambiente, se decompondo em muito menos tempo.

Além disso, estes modelos garantem um bom desempenho e uma boa funcionalidade para o motorista, se destacando como livre de ruídos e, também, extremamente econômicos.

Dica prática para economia de pneus

Agora que você conferiu as dicas sobre como trocar os pneus e também já aprendeu sobre os pneus sustentáveis, uma dica extra é na hora de realizar a compra do seu jogo de pneus.

O que muita gente não sabe, é que comprar através de uma loja virtual acaba saindo mais barato que as lojas físicas (os custos são bem menores).

E existe um detalhe extra: existem diversos sites de informação que divulgam dicas sobre melhores dias para comprar, promoções e até mesmo cupons de desconto.

Algumas das principais lojas para conferir:

• Hipervarejo
• Achei Pneus
• Pneu Store
• KD Pneus
• Carrefour

Essas são as que costumam ter os preços mais competitivos do mercado.

Se por um acaso gostar da Pneu Store, minha última dica é ficar sempre de olho, pois eles disponibilizam diversos cupons. O site especializado em pneus, Review Auto, possui uma página com vários cupons de desconto PneuStore.

Ali, você encontrará cupons com desconto no frete, no produto, promoções exclusivas em determinadas marcas e muito mais.

É só procurar um perfil com o raio e medidas ideais para o seu veículo, comprar e aguardar que em poucos dias, os pneus chegarão em sua residência – e você terá economizado bastante.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado