Menu
JBr Pets

Ensine seu cachorro a não pular nas pessoas

Embora possa parecer um ato bonitinho ou um sinal de afeto o cachorro que pula nas pessoas pode assustar quem tem medo e ser inconveniente

Redação Jornal de Brasília

16/03/2021 11h52

Ensine seu cachorro a não pular nas pessoas

Você já pensou no por que o seu cachorro pula quando você chega em casa? Os cachorros, em sua grande maioria, pulam em todo mundo por que estão extremamente excitados por ver aquela pessoa e pular é uma garantia de que eles terão atenção. Mas alguns pulam por se sentirem desconfortáveis quando alguém entra pela porta e pular é um jeito de escape para lidar com esse desconforto.

Como ensinar seu cachorro a não pular nas pessoas?

Bloqueie com o corpo

Assim que o seu amição pular em você, vire o corpo de lado e, ou estique a perna até pisar no espaço que o cão está ocupando, ou faça um bloqueio com seus quadris, para que as patas do cão não encostem em você. Se ele conseguir te tocar com as patas, o cão já conseguiu o que queria (ele ganha e você perde).

Assim que ele cair nas quatro patas novamente, você deve dizer “senta!” e imediatamente agache e comece a lhe dar atenção e carinho. Em breve, ele vai aprender que se permanecer com as quatro patas no chão é que ele vai conseguir o que quer.

Ignore o máximo que puder

Para começar, já vá se preparando na porta de casa. Se o cão te surpreender e conseguir colocar as patas em você antes que você possa evitar? JAMAIS o empurre para o chão de volta com as mãos. Muitos cães acham que isto significa que você está brincando com eles. Ao invés disso, desvie e ande para longe, sem dar atenção para seu cão. Não diga nada. Mais uma vez, quando o cão se aproximar e mantiver as quatro patas no chão, o faça sentar e então recompense seu comportamento.

Ensine o jeito certo

Para evitar que seu cão pule, é melhor ensinar o que ele deve fazer para cumprimentar as pessoas. Alguns donos os ensinam a sentar sempre que eles ouvirem uma campainha. Outros ensinam o cão a pegar um brinquedo em vez de pular nas pessoas. Tenha certeza de dar reforço positivo sempre que seu cão fizer a coisa certa. Quando alguém chegar na casa e ele não pular, dê um biscoitinho ou um petisco que ele goste. Ou mesmo elogie-o e faça carinho. Ele precisa saber que fez a coisa certa, e não apenas ser punido quando faz a coisa errada.

Ensinando a sentar

Quando você estiver saindo ou chegando em casa, utilize o comando “senta!” antes de ele pegar impulso para pular.

E, assim que ele sentar, você o elogia bastante, se possível, dá um petisco, faz bastante carinho. Os cachorros querem muito a nossa atenção, então dê atenção a ele quando ele fizer algo certo. – Ele e você vão amar.

Para ensinar o “senta”, segure um petisco próximo ao focinho do seu cachorro e faça um movimento levando a mão para a parte traseira do cachorro. Ele tentará olhar para a sua mão, seguindo o petisco, e irá sentar para ficar em uma posição melhor; assim que ele sentar, entregue a recompensa, repita o movimento algumas vezes, e quando o cachorro estiver sentando mais rápido, diga, junto com o movimento, a palavra “senta”, assim ele aprenderá o comando gestual e verbal.

Vá distanciando cada de forma gradual, um pouquinho por dia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado