Mais do que nunca, em 2013 o SPOLETO volta as suas origens a fim de resgatar os sabores da gastronomia italiana e introduzi-las no dia a dia do brasileiro. Será um ano de viagem às raízes que resultará, principalmente, na ampliação do cardápio com produtos típicos da Itália, novos pratos, molhos e intercâmbio cultural entre os dois países.
A primeira novidade é o projeto SABORES DA ITÁLIA, que começou em 18 de março e irá ocorrer até 31 de maio nos 280 restaurantes espalhados por todo o Brasil (menos em Sergipe, Mato Grosso e Piauí). Durante o período, o Spoleto lança um dos molhos mais tradicionais do “país da bota”, o PESTO, e promove uma campanha de copos personalizados assinada por um artista plástico.
Originário de Gênova (norte da Itália), o pesto do Spoleto segue a receita original e tradicional italiana, mas leva um toque brasileiro. No lugar dos pinhões europeus, entra a castanha de caju ao lado de alho, manjericão, azeite de oliva e queijo parmesão. O novo molho poderá ser encontrado em duas versões de pratos: combinado com massa tradicional com ou sem frango dourado, uma especialidade do restaurante.
“Buscamos manter a receita original italiana e demos um toque personalizado nosso, bem brasileiro, ao entrar com a castanha. Chegamos a um sabor harmônico e suave que promete agradar”, declara o chef “italiano” do Spoleto, Gianni Carboni.
Paralelamente à ampliação do cardápio, a marca promove sua tradicional campanha de copos, sempre com a assinatura de um artista plástico contemporâneo. O selecionado da vez é o paulistano FAOZA, ilustrador das seis peças estilizadas, que irão complementar os três combinados de refeição elaborados com o novo molho e também com outro de grande aceitação da rede, o Alfredo, originário de Roma.
A rede de culinária investiu R$ 2 milhões na coleção Sabores da Itália. A projeção é distribuir 250 mil copos em todo o país e incrementar o faturamento/vendas em até 12%. A mecânica para ganhar as peças é a seguinte: na compra de um dos três combinados oferecidos pelo restaurante, o cliente leva na hora o copo personalizado. As combinações são:
– Massa Tradicional + Molho Pesto + Bebida = COPO
– Massa Tradicional + Molho Pesto + Frango Dourado + Bebida = COPO
– Massa Tradicional + Molho Alfredo + 4 ingredientes + Bebida = COPO
“Esse ano vamos promover um Festival da Itália no Spoleto. Faremos um intercâmbio cultural e gastronômico entre os países, com releituras de pratos e introdução de ingredientes típicos, entre outras ações com as quais pretendemos democratizar nossa culinária. Como a arte está presente no DNA da empresa, trouxemos ainda para a equipe de marketing uma profissional da área, a artista plástica Diana Couto, que fez a curadoria da nova campanha de copos com o artista FAOZA e que nos ajudará a refinar o nosso olhar para a arte”, conclui o diretor de marketing e franquias do Spoleto, Antonio Moreira Leite.
Campanha Artplan: Faoza e os Copos
Artista gráfico e ilustrador, nascido em 1970, Faoza (www.faoza.com/faoza) ilustra para editoras, estúdios de design, agências de comunicação e para clientes diretos. Também desenvolve projetos de design (gráfico e digital) pelo F Estúdio Design. Sua arte utilizada em livros, revistas, embalagens, comunicação corporativa, peças publicitárias e em design de objetos já foi exposta em mostras no Brasil, França, Bósnia, Uruguai, Vietnã e China.
Bacharel em comunicação social, Faoza teve passagens por agências de propaganda antes de integrar a equipe dos premiados curtas metragens em animação “Sírius” e “Espantalho”. Ele é o criador do personagem “NOJOB”, publicado em várias mídias. Apaixonado pelo traço feito no Brasil, idealizou e edita o site Tupixel – Desenhos feitos no Brasil (www.tupixel.com.br), maior diretório de desenhistas do Brasil.
Recebeu o Prêmio de melhor tira cômica adulta pela APP Sudeste na I Expo HQ, com o personagem “Lufinho, o politicozinho”. Criou vinhetas para os painéis eletrônicos Eletromídia, dentro do Projeto “São Paulo mais animada”, e é membro da SIB – Sociedade dos ilustradores do Brasil. Atualmente, o artista ministra oficinas de artes digitais para jovens e crianças.