Em uma hora e dois minutos de partida, o sueco Robin Soderling despachou o francês Edouard-Roger Vasselin na sua estreia no ATP 250 de Kuala Lumpur. Com parciais arrasadoras, 6/0 e 6/1, o número cinco do mundo avançou para as quartas de final do torneio.
Cabeça de chave um do torneio malaio, Soderling enfrentará o cazaque Andrey Golubev na próxima rodada. Oitavo pré-classificado, Golubev eliminou o sul-africano Kevin Anderson em sets diretos, parciais 6/4 e 7/6 (7-4). Este será o primeiro embate entre o sueco e o número 41 do ranking.
Apesar de ter um caminho relativamente fácil pela frente, Soderling poderá enfrentar o tcheco Tomas Berdych nas semifinais em Kuala Lumpur. Jogando para o gasto, o número sete do ranking derrotou o uzbeque Denis Istomin por 2 sets a 0, parciais 6/4 e 6/3.
No entanto, para que haja o duelo entre Soderling e Berdych, o tcheco precisará passar primeiro pelo espanhol David Ferrer nas quartas de final, que passou com tranquilidade pelo indiano Yuri Bhambri por duplo 6/2. Nos confrontos diretos, ampla vantagem para o tenista de Valência, que venceu quatro dos seis jogos contra Berdych