Quem disse que vinho e queijo não pode ser uma combinação para os dias mais quentes desse verão? Associada ao frio, a dupla vem ganhando espaço nas gôndolas dos supermercados e reafirmando-se como uma opção sempre presente na mesa do brasileiro. O Pão de Açúcar, por exemplo, mantém o sortimento de vinhos e quentes sempre regulares, mesmo no verão, oferecendo uma variedade superior a 800 rótulos cadastrados da bebida e mais de 600 tipos de queijos nobres.
“É preciso desmistificar a ideia de que vinho só é servido no frio”, afirma Carlos Cabral, enófilo e consultor de vinhos do Pão de Açúcar. Levemente refrigerados e servidos em diferentes harmonizações – inclusive com opções levíssimas, como saladas – o especialista dá dicas para não errar neste verão. A primeira delas é quanto a temperatura correta: “Os tintos devem ser servidos entre, aproximadamente, 15º e 18º. Já os brancos entre cerca de 10º e 12º. Basta colocá-los meia hora na porta da geladeira ou em um balde de gelo”. O Sauvignon Blanc geladinho, por exemplo, é uma excelente combinação com uma refrescante salada com queijo de cabra. Outra dica para a estação é consumi-lo com os queijos Camembert e Chèvres.
O queijo de cabra, aliás, é uma excelente pedida para o verão. Originário da Grécia antiga era considerado o alimento dos Deuses pelo seu refinado paladar. Ainda muito apreciados, eles ficam ótimos em refeições leves, como acompanhando saladas e em aperitivos, como a brusquetta de presunto cru. Além do vinho, o apreciador do queijo de cabra pode experimenta-lo com cervejas especiais. Em razão das notas acidas, a dica é consumir o queijo com cervejas como a weissbier, witbier e pilsen.
A mussarela de búfala, tradicionalmente usada na salada Caprese, é fonte de proteína, cálcio e tem menos sódio que a tradicional. Experimente harmoniza-la com o Sauvignon Blanc.
Uma boa pedida são ainda os espumantes nacionais. Se a sua preferencia for pelo tipo Brut, escolha queijos frescos e delicados, como o brie, gouda, maasdam e emmental. Porém, se a escolha for por um espumante Demi-Sec, escolha os queijos de mofo azul, como o gorgonzola; curados; ou de massa dura (o parmesão é um exemplo).
O Pão de Açúcar comercializa 85 rótulos, entre sidras, espumantes e champagnes, com preços que variam de R$ 9,90 a R$ 230.
Caso o consumidor tenha dúvidas na harmonização ou nos tipos de vinhos e queijos, ele pode contar com a consultoria especializada dos Atendentes de Vinhos e de Queijos, disponíveis nas lojas Pão de Açúcar.
CERVEJAS ESPECIAIS
Quando se fala em harmonização de queijos, os vinhos são logo lembrados. Mas para quem gosta de variar, as cervejas especiais também fazem ótimas combinações. Ainda mais no verão, quando a refrescância da cerveja é bastante apreciada pelos brasileiros.
Para realizar a harmonização, a dica é se atentar às famílias dos queijos. Os duros, como o parmesão, vão bem com as cervejas de tipo pilsen. Os semi-duros, como o Maasdam, com a pale ale. Os de casca branca, como o brie, com as fruit beers. Por fim, os queijos azuis, como o gorgonzola e Roquefort, são perfeitos com a strong Ale, como a cerveja Duvel, pelos seus sabores complexos e picantes.