Número um do mundo, o espanhol Rafael Nadal assegurou na tarde desta sexta-feira uma vaga entre os quatro melhores do ATP Finals, em Londres. Precisando de apenas um set para assegurar a classificação, o tenista venceu o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-3) e 6/1.
De olho em um lugar na decisão, Nadal agora terá pela frente o escocês Andy Murray, segundo colocado da outra chave do torneio. A outra semifinal será disputada entre Roger Federer e o vencedor do jogo entre Novak Djokovic e Andy Roddick – o norte-americano, porém, precisa de fazer 2 a 0 sobre o sérvio para avançar.
A tática agressiva adotada por Berdych surpreendeu Nadal, que por pouco não teve o saque quebrado logo no segundo game. A “vingança” veio na quinta parcial, quando foi a vez do atleta do Leste Europeu salvar seu serviço em duas oportunidades.
Com o confronto equilibrado, Nadal discutiu com o juiz brasileiro Carlos Bernardes após jogada duvidosa. Sacando com 5/6, ele parou uma jogada alegando que a bola tinha ido para fora. O árbitro concordou, mas o tcheco pediu replay, que apontou bola na linha.
Inconformado, o espanhol pediu que o ponto fosse disputado novamente, decisão não compartilhada por Bernardes. Revoltado, Rafa chegou a ameaçar deixar o jogo, mas acabou permanecendo em quadra e conseguiu a virada.
A pressão no segundo set ficou toda em cima de Berdych, que não resistiu e acabou quebrado no segundo e no quarto games, permitindo ao espanhol fechar a partida com tranquilidade.