Em duas horas e 13 minutos de partida, Rafael Nadal arrasou o russo Mikhail Youhzny na semifinal do Aberto dos Estados Unidos, por 3 sets a 0, parciais 6/2, 6/3 e 6/4. Sem perder sets no torneio, o número um do mundo chega à final do Grand Slam americano pela primeira vez e vai em busca do título inédito em Nova York.
Na final, Nadal enfrentará o vencedor do duelo entre Roger Federer e Novak Djokovic, dois grandes jogadores na quadra rápida. Vencedor de Roland Garros e de Wimbledon, o espanhol pode conquistar o terceiro Grand Slam da temporada.
Com um jogo de fundo de quadra consistente do espanhol, Youzhny não conseguia atacar e acabou sendo mais defensivo durante a partida, amplamente dominada por Nadal. Mais agressivo, o cabeça um do torneio conseguiu a vantagem ainda no quarto game e teve o saque ameaçado apenas uma vez, no game seguinte.
No segundo set, a partida ficou mais equilibrada, porém, os constantes erros de Youhzny no saque e voleio cederam a quebra a Nadal no oitavo game. No terceiro set, o número um do mundo manteve o bom desempenho no saque, com 76% de aproveitamento com o primeiro serviço, e no fundo de quadra.
No quinto game, Nadal quebrou o saque do russo, que surpreendeu no 4/3 ao devolver a quebra de saque. Em seguida, no entanto, a instabilidade no saque de Youzhny lhe custou mais um game de serviço, com Nadal sacando com 5/4 para fechar a partida.