Desperdiçando um match point, fundamental para definir sua vaga na grande final feminina do Aberto da Austrália, a número 1 do mundo Caroline Wozniacki caiu diante da revelação do torneio, a chinesa Na Li, 11ª no ranking mundial. Após a vitória por 2 sets a 1, de virada por 3/6, 7/5 e 6/3, a Na Li leva a China pela primeira vez em sua história no tênis a uma final de Grand Slam.
Além da marca histórica, a chinesa ainda arruinou os planos da dinamarquesa, que seguia em busca do seu primeiro título em eventos deste porte na carreira. Classificada para a final, Na Li mantém assim sua invencibilidade na temporada, com 11 vitórias conquistadas e um título do WTA de Sydney, o mais importante de sua carreira, no início deste ano.
Na ocasião, a representante asiática encarou a belga Kim Clijsters na grande final. Chegando a perder por 5 a 0 no primeiro set, Na Li arrancou uma virada impressionante para sagrar-se campeã. Coincidentemente, a chinesa enfrenta esta mesma oponente nesta final do Australian Open, após a belga ter eliminado a russa Vera Zvonareva, com tranquilidade, e assumindo o segundo lugar no ranking da ATP por 2 sets a 0, com duplo 6/3.
Já assegurada como número 1 do mundo até o final do torneio, Wozniacki começou a partida melhor, mas sem se arriscar muito. A calma trouxe resultado e logo abriu uma vantagem de 2 a 0 no primeiro set, vencido por 3/6 pela dinamarquesa, que jogou em cima dos erros da chinesa.
No retorno para a segunda parcial, Na Li encaixou seu tênis e confirmou seu serviço, mas cedeu à pressão de Wozniacki, que virou o jogo para 3 a 1. Agressivas em quadra, as duas disputaram ponto a ponto, até que a número 1 do mundo teve a chance de fechar o duelo com um match point, desperdiçado em seguida, e ainda viu o segundo set escapar de suas mãos após uma dupla falta.
Confiante, a tenista chinesa entrou para o set final decidida. Mesmo com seu serviço quebrado no início do set, aproveitou uma série de falhas da dinamarquesa para abrir vantagem no placar. Com 5 a 3, Na Li rapidamente fez 30 a 0, mas viu Wozniacki se recuperar e empatar o marcador. Com um belo ataque, chegou ao match point e confirmou sua vitória após um erro não forçado da melhor tenista do mundo.