Menu
Gastronomia

Loura ou morena? Escolha a sua cerveja!

Arquivo Geral

03/03/2013 9h29

Johnny Braga

johnny.braga@jornaldebrasilia.com.br

 

Uma das bebidas mais consumidas por todas as classes sociais no Brasil é também uma das mais populares do mundo e agrada do menos exigente ao mais apurado paladar. Leve, frutada, maltada, lupulada, enfim, há uma infinidade de sabores de cerveja para todos os gostos e estilos. Ela pode ganhar diversas especiarias em sua fabricação, como um gostinho bem suave de café, de maracujá ou de chocolate, porém aquele amargo bem conhecido não fica de fora de sua degustação.

 

Seja no bar, na balada, num churrasco com a família ou em qualquer outra ocasião, a “loura gelada” sempre estará presente na mesa.  Tem gente que prefere acompanhada de um alimento, mas tem aqueles que preferem apreciar o sabor. A cerveja é uma excelente fonte de vitaminas essenciais. É especialmente rica em vitaminas do complexo B, por exemplo, tiamina, riboflavina, piridoxina e folatos. O excesso de cerveja, porém, faz aumentar o peso, porque o álcool tem 7 calorias por grama.

 

Em grupo

Mas isso não é empecilho para os apreciadores se deliciarem com uma boa e saborosa cerveja. Em Brasília, um grupo formado por mais de 300 apaixonados pela bebida se une mensalmente para degustar pelo menos três sabores internacionais e um nacional. Não há repetições de marcas ou sabores, todo mês é um tipo diferente. O “Oh my beer”, assim denominado, funciona como um canal para que os amantes de cerveja conheçam novos sabores, ou entrem de vez neste universo.

 

Todos os meses, seis rótulos são selecionados a dedo para que cada associado possa experimentar as melhores cervejas acompanhadas de muita informação. A prioridade é apresentar diferentes estilos de vários lugares do mundo, incluindo as cervejas artesanais brasileiras.  As cervejas são apresentadas por meio de ‘packs’, com quatro, cinco e seis garrafas. Cada pack tem seu preço fixo, que não muda dependendo da ocasião, e deve ser comprado com antecedência, pelo site do Oh my beer.

 

Para os associados não há nenhum tipo de adesão, ou contrato que obrigue a continuar no grupo. Porém, após conhecer os diversos sabores é pouco provável que alguém desista da empreitada.

 

Vários estilos e paladares

Já imaginou uma cerveja com um gostinho de açaí? E de rapadura? Sim, já é possível encontrar essas iguarias nas prateleiras de lojas especializadas no assunto.

 

 A regionalidade diferencia os estilos e composições da cerveja. Como exemplo as Weissbier, que são cervejas com trigo alemão. São preparadas com uma parte de malte de cevada e outra de malte de trigo e leveduras que conferem aromas de cravo da índia e banana. 

 

Tem também a Witbier, feita com trigos da Bélgica e da Holanda, que misturam em sua composição especiarias como aveia, casca de laranja e camomila. Para quem gosta de um aroma mais frutado, tem as Fruit Beers, que levam frutas na fervura ou na fermentação. Elas são levemente ácidas e adocicadas.

 

Existe uma infinidade de ingredientes e misturas que dão um tom regional nas cervejas. Cada uma carrega sua cultura regional ou patrial. Mas para quem gosta bastante da bebida, novos sabores e descobertas são bem-vindos, principalmente se é para apurar ainda mais os conhecimentos sobre o universo das cervejas gourmet. Aí, vai da criatividade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado