Menu
Gastronomia

Federer vence Nadal e é campeão do ATP Finals

Arquivo Geral

28/11/2010 18h40

No 22º confronto entre os dois maiores tenistas das atualidade, o suíço Roger Federer enfrentou o espanhol Rafael Nadal na grande decisão do torneio ATP Finals, último torneio da temporada 2011 do esporte. Em melhor fase nas últimas semanas, o número 2 do mundo atropelou o líder do ranking da ATP e venceu por 2 sets a 1, em parciais de 6/3, 3/6 e 6/1, em uma hora e 37 minutos de partida.

Com o resultado, Federer consegue empatar o confronto no ano, com a vitória no Masters 1000 de Madri de Nadal, no mês de Maio. O embate de 2010 ainda poderá ser desempatado, visto que os dois irão se enfrentar em uma partida de exibição na capital espanhola às vésperas do Natal. O jogo será na Caja Magica, local da vitória de Rafa no torneio em Madri.

Na história, a vantagem é amplamente favorável a Nadal. O atleta de 24 anos venceu 14 vezes, contra oito vitórias do suíço. Foi a 18ª vez em que os dois se encontraram em uma decisão de campeonato, com a sexta vitória de Federer. Apenas quatro das 22 vezes os dois tenistas não se encontraram em fases diferentes de final – três semifinais e uma vez na segunda fase, no primeiro jogo entre eles, em 2004.

O jogo – Com o favoritismo por passar facilmente pelo terceiro colocado do ranking Novak Djokovic, o suíço de 29 anos começou bem a partida, impondo logo uma quebra de saque ao rival e conseguindo três aces. Imbatível, ele teve 100% de acertos nos primeiros serviços (acertou 15 de 15 tentativas). Sem conseguir reagir, Nadal perdeu o primeiro set por 6/3.

Na segunda parcial, no entanto, o espanhol esboçou um leve respiro, ainda que Federer mantivesse a ótima regularidade no seu tênis – perdeu apenas um de oito serviços. No entanto, teve o serviço quebrado uma vez em duas tentativas de Nadal, que devolveu o placar do primeiro set.

Na terceira parcial, no entanto, o que se esperava um grande set final no encerramento da temporada 2010 do tênis, na verdade foi bastante fácil. Nadal conseguiu, enfim, seu primeiro ace no jogo, mas levou outros três de Roger, que ainda aplicou mais duas quebras de saque e teve 15 de 17 acertos nos primeiros serviços para fechar tranqulamente o set em 6/1, faturando o título do torneio ATP Finals.

Com 1 a 1 no placar do ano nos confrontos entre os dois, Rafael Nadal e Roger Federer irão se enfrentar em um jogo beneficente para a Fundação do espanhol, com o mesmo nome do atleta. A partida, no entanto, não irá contar pontos para o ranking mundial da ATP, que se encerra com as posições mantidas entre os dois.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado