Vice-líder do ranking da ATP, o suíço Roger Federer encontrará o rival Novak Djokovic, número 3 do mundo, na final do ATP 500 de Dubai, após vencer o francês Richard Gasquet por 6/2 e 7/5, nesta sexta-feira. Os tenistas do top 3 se enfrentaram pela última vez em janeiro, na semifinal do Aberto da Austrália, e o sérvio se deu melhor, sendo campeão posteriormente.
Na semifinal, com 73 minutos de partida, Federer quebrou o serviço de Gasquet logo em sua segunda oportunidade, impondo dificuldades para seu oponente sacar. Com o controle da partida, apesar de ter perdido duas oportunidades de confirmar o break-point, o suíço concluiu o primeiro set.
Na segunda parcial, porém, o francês dificultou as coisas. Mais ligado no jogo, tentou complicar a vida de Federer, melhorando significativamente seu serviço e abrindo 5/3 de vantagem, mas não foi páreo para o ex-número um do mundo, que virou o jogo e fechou a partida.
Cabeça de chave número um, Federer foi quatro vezes campeão do torneio. Djokovic, por sua vez, defende o bicampeonato dos últimos dois anos. No duelo histórico, foram 20 encontros, com 13 vitórias do suíço. Um delas, nas mesmas quadras de Dubai, em 2007, ano em que foi campeão.